Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

banho antes da tosa

Banho antes da tosa? Descubra porque essa técnica é tão eficiente!

Pode parecer história de groomer, mas o banho antes da tosa é uma técnica poderosa que tosadores profissionais usam para agilizar o trabalho, aprimorar o resultado e, ainda, economizar com lâminas. 

 

O mercado pet movimenta mais de R$34,4 bilhões por ano, só no Brasil. A causa está na mudança de comportamento e estilo de vida das pessoas, que além de estarem mais adeptas à adoção e compra de animais domésticos, os tratam como verdadeiros membros da família. E com isso, investem em alimentação, veterinário, cuidados e outros serviços. (SEBRAE, 2020)

Dentro deste segmento, podemos ressaltar o serviço de banho e tosa: um cuidado contínuo e essencial com a saúde e higiene do pet. Há muitos questionamentos quanto aos benefícios do banho antes da tosa. A verdade é que são muitos, tanto para o tosador quanto para o animal. 

Hoje vamos listar todas as vantagens, assim como oferecer dicas de cuidados com as lâminas de tosa para manter o desempenho e prolongar seu tempo de vida útil. Bora conferir? 

 

Por que o banho antes da tosa é tão importante?

Os tosadores não são ensinados a dar banho no animal antes da tosa. Pasmem, mas essa é a realidade. Alguns são orientados a investir tempo na escovação, sendo o bastante para uma tosa profissional ágil e segura. Errado! Com a pelagem suja o tosador é obrigado a driblar a oleosidade, caspas e até parasitas, como pulgas e carrapatos. Dificilmente enxerga elevações na pele, e quando as percebe já passou a lâmina e machucou o pet.

Quando o profissional começa pelo banho, ele elimina esses contratempos. A combinação de água e shampoo é o suficiente para garantir um pelo limpo e de caída suave, no qual a lâmina irá deslizar com mais facilidade. Depois de secar o animal com a toalha, o tosador deve escová-lo para desfazer possíveis nós e emaranhados. O banho também é o momento ideal para identificar e eliminar pulgas e carrapatos. 

Tosadores profissionais, bem como groomers de veterinários e pet shops devem encarar o banho antes da tosa como uma técnica a ser seguida. Isso porque ela facilita e agiliza o trabalho, além de economizar lâminas. Afinal, as duas coisas que inviabilizam uma lâmina é sujeira e calor. 

A sujeira é como uma lixa para as lâminas, pequenos grãos de areia que em pouco tempo a deixam cega e sem corte. Já o calor é causado pelo atrito da lâmina com as partículas de sujeira, em contato com a oleosidade do pelo. E o banho antes da tosa resolve ambos os problemas!  Pense nisso: pelo limpo é fofo e macio, pelo sujo é duro e oleoso. 

 

Como prolongar o tempo de vida útil das lâminas de tosa?

Há uma série de cuidados que devem ser tomados para aumentar sua vida útil, assim como práticas que devem ser evitadas. Leia e confira:

O que fazer

  • Só trabalhe com a pelagem do animal limpa, levemente seca e escovada, nunca suja. 
  • Limpe e cuide das suas lâminas regularmente.
  • Mantenha as lâminas levemente lubrificadas e use spray resfriador regularmente.
  • Use produtos apropriados para limpar e resfriar suas lâminas. 
  • Armazene suas lâminas com segurança, em local seco e arejado.
  • Afie suas lâminas de tosa com regularidade.
  • Tenha sempre lâminas de reserva. Isso ajuda a evitar o uso de lâminas quentes. Uma esquentou? Troque. Trabalhar com lâminas quentes danifica o equipamento e pode queimar a pele do animal.
  • Tente manter um conjunto de lâminas para trabalhos ásperos e outro para acabamento. Essa prática garante resultados mais satisfatórios. 

O que NÃO fazer

  • Não tente ajustar a tensão da lâmina pelo parafuso. Isso muda completamente o equilíbrio da lâmina. O ideal é contratar um especialista em lâminas. 
  • Evite usar sua lâmina em pelagens emaranhadas e sujas, porque isso pode embotar sua lâmina em pouco tempo. 
  • Tente não usar o seu melhor conjunto de lâminas em trabalhos pesados e cães emaranhados. 
  • Nunca tente desmontar as lâminas de tosa por conta própria. Caso sinta que necessitam de regulagem, contrate um profissional. 
  • Não lubrifique em excesso. 

 

Invista em acessórios de qualidade para banho e tosa!

Para trabalhos de qualidade e com excelente acabamento, escolha sempre equipamentos de qualidade e uso profissional, como os oferecidos pela ElanTrade, distribuidora autorizada da marca Oster™ desde 1994. Em nossa loja, fornecemos equipamentos profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. 

Na ElanTrade dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Agora que você já sabe como cuidar das suas lâminas para máquina de tosa, que tal conferir nosso catálogo de produtos? Acesse e aproveite!

 

Voltar ao topo