Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

Cão Yorkshire Terrier: Conheça a Raça, Cuidados e Tosas

Cão Yorkshire Terrier: conheça a raça, cuidados e tipos de tosa

Pensando em mudar o visual do seu Yorkshire Terrier? Existem diversos estilos de tosa que vão deixar o seu amigo confortável, cheio de estilo e personalidade. 

 

Com seu jeito ativo e muito brincalhão, o Yorkshire Terrier é uma raça que combina com a energia das crianças. Apesar de pequeno e fofo, é destemido e muito inteligente. A companhia ideal para quem gosta de estar sempre junto ao pet.

Hoje vamos conhecer mais sobre essa raça pequena e carismática, aprender sobre cuidados básicos de saúde e seus diferentes estilos de tosas. Siga com a leitura e confira!

Origem da raça e seus ancestrais

Natural do Reino Unido, o primeiro exemplar da raça Yorkshire Terrier foi visto às margens do rio Clyde, no século 19, com um grupo de operários escoceses. Contam que o cão foi levado pelo grupo à Inglaterra, durante a revolução Industrial, fazendo deste o local de origem da raça. 

O Yorkshire tornou-se famoso em Manchester, York e Leeds. Na América do Norte, chegou somente em meados dos anos 90, sendo este uma mistura de cães da raça Skye Terrier e Maltês. 

O reconhecimento do Yorkshire Terrier como raça ocorreu em 1885, pelo American Kennel Club (AKC). Seu fundador foi um cachorro chamado Huddersfield Ben. 

Saúde, higiene e cuidados

Longa e de um castanho-dourado na cabeça, a pelagem do Yorkshire Terrier é sua característica mais marcante. Seus pelos são tão lisos e finos, que necessitam de escovações diárias e tosas higiênicas periódicas para evitar a formação de nós. 

A combinação dessas práticas (escovação+tosa), além de proporcionar saúde e bem-estar ao animal, contribui para uma pelagem mais sedosa e brilhante.

Além disso, cães dessa raça demandam uma série de cuidados com a higiene. O recomendado é que você dê apenas 2 banhos ao mês, podendo ser 1 a cada 15 dias. O melhor é usar produtos específicos para cachorros, pois os de humano possuem substâncias que são prejudiciais aos pets. 

Quanto às unhas, elas devem ser aparadas sempre que muito longas. Para a segurança do animal, deve-se usar alicate específico para cães, visto que suas unhas são mais grossas. Caso não se sinta confiante para cortar, o melhor é que leve seu Yorkshire Terrier a um centro de banho e tosa. 

A escovação dos dentes é outra prática essencial à saúde e higiene da raça. Use escova e creme dental, próprios para animais, e programe-se para realizar a limpeza pelo menos uma vez na semana, assim evitará o acúmulo de tártaro e bactérias. 

Tosa profissional em Yorkshire Terrier

Por mais que você mantenha uma rotina de escovação, as tosas ainda serão necessárias. Isso porque, a pelagem do Yorkshire cresce muito rápido e, consequentemente, forma nós e emaranhados. Nesses casos, a tosa higiênica é a mais recomendada, visto que consiste em aparar pelos da região dos olhos, patas, bumbum e barriga. 

Agora, se você quiser mudar o visual do seu pet, pode escolher entre outros tipos de tosa. Sendo alguns, próprios para a raça, como a tosa de exposição. 

Confira abaixo todos os estilos de tosa para Yorkshire Terrier:

Tosa de Exposição

Também conhecida como “tosa da raça”, é mais aplicada em cães que participam de concursos de beleza. Nesse estilo a pelagem fica a mais longa possível.  

Tosa Bebê

Apesar de ser mais indicada para filhotes, o padrão também cai bem em cães adultos. Na tosa bebê os pelos de todo o corpo ficam bem curtos, para deixar o animal com uma aparência mais jovem. 

Tosa Westy

Você conhece a raça de cães West Highland White Terrier? Nesse tipo de tosa, o objetivo é que a pelagem do Yorkshire Terrier fique parecida. Para isso, os pelos são cortados em tamanho médio.

Tosa Schnauzer

Esse estilo é para deixar o seu cãozinho parecido com a raça Schnauzer. Ou seja, a pelagem fica em tamanho médio em todo o dorso, deixando longo os pelos laterais e na região do rosto. 

Tosa Japonesa

Assimétrica e descolada, a tosa japonesa promete deixar o seu pet com a pelagem mais criativa. Esse estilo preza pelo conforto do pet, ao mesmo tempo que reflete no corte a personalidade e gosto do tutor. 

Tosa Verão

A tosa verão é própria para os dias mais quentes do ano. Parecida com a tosa higiênica, ela foca em deixar a pelagem de todo o corpo mais leve, em um comprimento médio. Também fica mais curto os pelos na região dos olhos, patas, rabo, barriga e bumbum.

Equipamentos para tosa em Yorkshire

A Máquina de Tosa Golden A5 é um equipamento de alta performance, indicado para uso profissional e doméstico, que oferece ótima relação custo-benefício. 

Robusta e resistente, essa máquina de tosa apresenta uma durabilidade maior se comparada com outras máquinas da sua categoria. Confiável e fácil de usar, ela corta com suavidade e precisão todos os tipos de pelos, incluindo os mais difíceis e embaraçados. Com foco nos detalhes, ela permite executar com eficiência trabalhos pesados (pelos duplos e grossos), garantindo acabamentos impecáveis. 

 Características:

  • 2 velocidades (máximo de 3200 ciclos de corte por minuto);
  • tensão 127V (110V);
  • motor universal de alta potência (45W);
  • sistema de troca rápida de lâminas;
  • escovas de carbono substituíveis para uma fácil manutenção e maior durabilidade;
  • tela de ventilação removível que facilita a limpeza;
  • cabo de alimentação de energia com 3,65 m;
  • certificada pelo INMETRO;
  • garantia de 1 ano contra defeitos de fabricação.

Acompanha:

  • lâmina 10 instalada na máquina;
  • óleo lubrificante para lâminas;
  • graxa para a máquina de tosa;
  • escova de limpeza;
  • jogo de escovas de carbono adicional.

Onde comprar equipamentos para tosa? 

Agora que você já sabe como cuidar do seu Yorkshire Terrier, aproveite para conhecer nossa linha de produtos profissionais para tosa. 👇

Distribuidora autorizada da marca Oster™ desde 1994, nós da Elantrade fornecemos equipamentos para tosas profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Trabalhamos com excelentes condições de pagamento, com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Acesse nosso site e confira. 

Voltar ao topo