Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

cavalo-mangalarga-marchador

Mangalarga Marchador: aprenda a cuidar do melhor cavalo de sela do mundo!

Considerado o principal cavalo de sela do mundo, o Mangalarga Marchador se destaca por sua beleza e andar elegante. Apesar de ter saúde forte, a raça requer cuidados diferenciados com a alimentação, limpeza e higiene. 

 

Seja você amante ou curioso de cavalos, já deve ter ouvido sobre o Mangalarga Marchador, a raça de equino mais popular criada no Brasil e no mundo. Próprio para montaria, apresenta porte médio, agilidade  e resistência, sendo capaz de viajar longas distâncias com vigor. Dotado de boa saúde, dificilmente adoece ou sofre com parasitas.

Para abrir a nossa série de artigos sobre “Raças de Cavalos”, vamos apresentar o Mangalarga Marchador. Se você é proprietário ou criador de cavalos da raça, é essencial que aprenda a cuidar adequadamente da saúde, alimentação e higiene do seu cavalo. 

 

Origem da raça e do nome

Tipicamente brasileiro, o Mangalarga surgiu há cerca de 200 anos na Comarca do Rio das Mortes, na região sul de Minas Gerais. Resultado do cruzamento de cavalos da raça Alter (nativos da Coudelaria de Alter do Chão, em Portugal) com cavalos selecionados e criados na região mineira. 

Os cavalos da raça Alter carregam traços genéticos da raça espanhola Andaluza, que se originam de cavalos nativos da Península Ibérica, germânicos e berberes. Dessas raças, o Mangalarga Marchador herdou a beleza e o porte elegante, além do temperamento dócil e particular para montaria. 

O primeiro cavalo Mangalarga Marchador nasceu na fazenda Campo Alegre – MG, que pertencia ao Barão de Alfenas, Gabriel Francisco Junqueira, responsável pela formação da raça. Contudo, a origem do seu nome remonta a terras cariocas. 

Segundo a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), responsável pelo registro genealógico da raça, o nome “Mangalarga” faz referência à Fazenda Mangalarga, localizada em Paty dos Alpes, no Rio de Janeiro. Seu proprietário, admirado com a beleza e porte dos cavalos, adquiriu vários exemplares, exercendo um importante papel na disseminação da raça pelo país. 

Já o nome “Marchador” faz referência ao andar característico da raça, que marcha ao invés de trotar. 

 

Ambiente adequado para um Mangalarga Marchador

As condições do haras e, principalmente, da baia onde fica o Mangalarga necessitam de atenção especial. Apesar de ventilado, o local de descanso do cavalo deve ser protegido da exposição do sol e de frentes frias. Para preservar seus cascos e evitar alergias, dê preferência a uma cama de borracha. Além de ser mais confortável, facilita a limpeza, higienização e não necessita de serragem. 

Alimentação e hidratação controladas

A nutrição de um Mangalarga Marchador deve ser reforçada! Por ser uma raça destinada a atividades esportivas, é imprescindível que consulte um veterinário especialista a fim de oferecer ao animal uma alimentação completa em nutrientes e vitaminas, porém balanceada. A hidratação é outro cuidado que o proprietário deve ter. O cavalo deve ter acesso constante a água limpa e fresca.

 

Cuidados com os dentes e o casco

É verdade que a saúde de um cavalo é medida pela qualidade dos dentes e cascos. No caso do Mangalarga Marchador, a qualidade dos cascos também influencia no seu desempenho.

Como os cascos dos cavalos sofrem mudanças significativas devido às variações climáticas, estilos de casqueamento e métodos de ferrageamento, para evitar possíveis ferimentos e doenças, é imprescindível que sejam limpos e casqueados diariamente. O cuidador deve remover pequenas pedras que se alojam na sola dos cascos, bem como verificar suas condições.

Quanto aos dentes, se saudáveis possibilitam que o animal se alimente adequadamente e absorva os nutrientes essenciais para a sua saúde. 

 

Limpeza, escovação e tosa em cavalos Mangalarga Marchador

O cuidador deve adotar uma rotina periódica de limpeza e escovação do pelo. Verifique junto ao seu veterinário o intervalo de tempo certo para os banhos, pentear sua crina e realizar tosas higiênicas. Contudo, há muitas dúvidas quanto à tosa em cavalos: qual é a importância da tosa em equinos? Quando devo tosar meu Mangalarga Marchador? Quais são as ferramentas necessárias?

 

Curiosidades sobre tosa em cavalos

Quando o inverno se aproxima, é hora de tosar seu cavalo. Para animais que trabalham durante as estações frias do ano, a tosa permite que o calor do corpo se dissipe e impede a formação excessiva de suor. Normalmente, cavalos que não são tosados podem se tornar gelados demais após atividades físicas, visto que o suor esfria e os pelos longos permanecem úmidos.

Cavalos que pegam friagem ficam propensos a ter cólicas, resfriados e problemas graves de saúde. Além disso, a tosa higiênica ajuda a prevenir as micoses, dermatites, carepas e facilita a visualização de pequenos cortes e arranhões.

O criador ou cuidador que decide tosar, deve estar munido de ferramentas específicas para tosa, tais como: máquina de tosa, lâminas afiadas, lubrificante e tesouras. Um dos equipamentos profissionais mais indicado para o trabalho é a Máquina de Tosquia Clipmaster da Oster™, própria para cavalos e animais de grande porte, é uma máquina poderosa, capaz de cortar qualquer tipo de pelo. 

Certifique-se de usar apenas lâminas extremamente afiadas, pois quando gastas deixam o pelo com aspecto áspero e desarrumado. O ideal é ter mais de uma lâmina, assim quando uma esquentar poderá substituir pela outra e seguir com a tosa. Recomenda-se que deixe a lâmina esfriar por cerca de 10 a 15 minutos. 

Agora que você já sabe como cuidar do seu Mangalarga Marchador, que tal conhecer nossa linha de produtos profissionais para tosa em grandes animais? Confira em nosso site!

Distribuidores autorizados da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. 

Voltar ao topo