Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

cuidados-com-lâminas-de-tosa

Como cuidar das lâminas de tosa: dicas de limpeza e conservação!

Com os cuidados certos você pode conservar a afiação da sua lâmina, estender seu tempo de vida útil e realizar tosas mais seguras

 

Produzidas em aço carbono de alta durabilidade e tecnologia avançada para reduzir o aquecimento, as lâminas de tosa da Oster™ apresentam alto desempenho de corte, contudo, alguns cuidados são essenciais para conservar seu fio e minimizar seu desgaste, como realizar a limpeza e lubrificação a cada uso, com o auxílio de produtos adequados e de qualidade. 

Quem trabalha diariamente com lâminas de tosa sabe o quão desafiante é mantê-las sempre limpas e afiadas para uso. O atrito constante de uma peça com a outra (responsável por gerar a velocidade que possibilita o corte do pelo), gera o desgaste das lâminas e faz com que seja necessário limpá-las e lubrificá-las periodicamente para evitar o aquecimento e a perda da afiação.

Outro fator que merece a sua atenção é a higienização a cada tosa e o modo de uso correto, fatores que implicam na durabilidade do equipamento e na segurança dos pets. Hoje, vamos falar sobre todos os cuidados que você deve ter com as lâminas de tosa. Continue a leitura e confira! 

 

Principais cuidados com as lâminas de tosa

Para o tratamento diário das lâminas você precisa tomar alguns cuidados especiais, como utilizar somente produtos recomendados pelo fabricante e que sejam próprios para lâminas de tosa. Para melhorar o desempenho e prolongar o tempo de vida útil do produto confira as dicas a seguir, elas darão a orientação básica quanto a limpeza, lubrificação e higienização:

 

Limpeza

  • A limpeza da lâmina deve ocorrer diariamente.
  • Para realizar a limpeza é imprescindível que se utilize limpador de lâmina, um produto desenvolvido especialmente para essa função.

 

ANTES DE USAR

01: Sempre com a máquina ligada em baixa velocidade, mergulhe as lâminas de tosa em um recipiente com o limpador de lâminas.

02: Depois de alguns minutos, retire-as e com a máquina desligada esfregue bem na parte da frente.

03: Para limpar entre os dentes da lâmina, utilize uma escovinha pela parte traseira. 

04: Mergulhe novamente as lâminas no material para garantir que não fique nenhum resquício de sujeira.

05: Para finalizar, seque-as com um pano seco ou papel toalha. 

Por que devo utilizar o limpador de lâminas? Desenvolvido para retirar qualquer resíduo de gordura, óleos e pelos presos no interior das lâminas, o limpador de lâminas não danifica o produto e ainda contribui com a sua limpeza embora não seja recomendado que deixe as lâminas na solução por longas horas, já que elas podem comprometer a sua qualidade e durabilidade.

O limpador de lâminas é reaproveitável! Basta coar a solução usada e acondicionar em um recipiente com tampa. Você só deve trocar o material se apresentar impurezas mesmo depois de coado.

Lubrificação

 

DEPOIS DE LIMPAR/ USAR

  • Sempre lubrifique as lâminas de tosa após a lavagem. Use óleo lubrificante de lâminas (vendido em bisnaga), apenas três gotas na frente e mais três atrás são suficientes. 
  • Nunca guarde uma lâmina sem antes lubrificar com óleo para lâminas, seu corpo e local de encontro das duas peças cortantes, isso serve para evitar a corrosão do material. 
  • Como há risco do óleo escorregar para dentro do motor e danificar o equipamento, você deve armazenar a lâmina fora da máquina de tosa.

Conservação

  • Guarde a lâmina desencaixada da máquina em um pote fechado para evitar a evaporação do óleo e consequentemente à ferrugem. 
  • Por causa do atrito entre o cortante e a lâmina (parte superior e inferior), essas partes tendem a aquecer. Quando notar que esquentou, você pode usar um resfriador de lâminas. *Lembre-se de retirar a lâmina da máquina, para realizar este procedimento.
  • A lâmina mal alinhada não corta de forma eficaz e pode ser prejudicial para a saúde e estética do pelo. Você deve alinhá-la corretamente antes de usar. 

 

Higienização

  • É recomendável que, entre uma tosa e outra, você use um spray desinfetante de lâminas para evitar a infestação de vírus, bactérias ou parasitas em outros animais.

 

Produtos para lâminas de tosa

Acessíveis e essenciais, os produtos para limpeza, conservação e higienização de lâminas de tosa não podem faltar no armário de um bom profissional. A manutenção adequada das lâminas depende desses cuidados diários e do uso de soluções testadas e de qualidade.

Compre agora toda a linha de cuidado para lâminas na ElanTrade, somos distribuidores autorizados da marca Oster™ desde 1994, fornecendo equipamentos profissionais para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega imediata em todo o Brasil. Aproveite!

Voltar ao topo