Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

equipamentos_para_tosa_elantrade

Como montar um kit de equipamentos para tosa profissional em 10 passos!

Você sabia que montar um kit de equipamentos para tosa vai além de tesouras e tosquiadeiras? É preciso pensar nos produtos de limpeza e conservação, bem como em artigos para banho. 

 

Se você está começando como tosador e precisa montar o seu kit de equipamentos para tosa, este artigo será o seu guia. Além de descobrir quais ferramentas e produtos precisa ter, saberá como os guardar e conservar adequadamente. Boa leitura! 

 

01. Escolha uma máquina de tosa profissional

O melhor investimento de um groomer é a máquina de tosa. Seja para tosas higiênicas ou com propósito estético, é fundamental ter uma tosquiadeira nível profissional. Isso porque, além de possibilitar cortes e acabamentos mais precisos, ela agiliza o trabalho. 

Velocidade, potência, confiabilidade e durabilidade são os principais fatores que determinam a qualidade de uma máquina de tosa. Se você busca uma indicação, experimente a Golden A5 Oster ™, pioneira no sistema de troca rápida de lâminas. Projetada com recursos aprimorados, ela atribui mais profissionalismo e agilidade ao trabalho. 

Outra dica é optar por um equipamento versátil, que corte diferentes tipos de pelagens com perfeição. Desta forma, poderá usar apenas uma máquina de tosa e atender cães de pelagem dupla, encaracolada, textura lisa e outras. 

 

02. Mantenha suas lâminas limpas e lubrificadas

Por causa do atrito constante de uma peça na outra, é necessário limpar e lubrificar as lâminas de tosa para evitar o aquecimento e a perda da afiação. Outro fator que merece a sua atenção é a higienização a cada tosa e o modo de uso correto, fatores que implicam na durabilidade do equipamento e na segurança dos pets.

  • A limpeza da lâmina deve ocorrer diariamente.
  • Para realizar a limpeza é imprescindível que se utilize limpador de lâmina, um produto desenvolvido especialmente para essa função.
  • Sempre lubrifique as lâminas de tosa após a lavagem. Use óleo lubrificante de lâminas (vendido em bisnaga), apenas três gotas na frente e mais três atrás são suficientes. 
  • Nunca guarde uma lâmina sem antes lubrificar com óleo para lâminas, seu corpo e local de encontro das duas peças cortantes. Isso serve para evitar a corrosão do material. 
  • A lâmina deve ser armazenada fora da máquina de tosa,  já que há risco do óleo escorregar para dentro do motor e danificar o equipamento. 

Como cuidar das lâminas de tosa? Leia e descubra! 

 

03. Invista em pentes adaptadores

Popular entre os tosadores profissionais, os pentes adaptadores para máquina de tosa são acessórios essenciais para quem busca rapidez e versatilidade. Com eles é possível atingir uma grande variedade de alturas de pelo, inclusive algumas muito superiores às permitidas pelas lâminas de tosa. 

Os pentes adaptadores podem ser produzidos em plástico ou em metal. Os primeiros são mais econômicos, uma boa opção para quem está começando a se aventurar no mundo das tosas. Já os pentes de metal são mais duráveis, tem melhor fixação e proporcionam excelente acabamento.

Você sabia que os pentes adaptadores Oster™ estão disponíveis em diferentes alturas? Quando em aço, eles têm sua altura e função diferenciadas por cores: azul claro, verde, lavanda, amarelo, laranja, azul, lilás, creme, pink e vermelho, indo de 1/16” (1,6 mm) até 2” (50 mm).

Quando o profissional faz uso de adaptadores corretamente, a necessidade de aplicação da tesoura para finalizar é menor. Confira aqui mais sobre pentes adaptadores. 

04. Use coberturas de proteção

Se você já deixou de guardar corretamente seus equipamentos para tosa, saiba que isso prejudica o seu trabalho. Esse hábito causa o desgaste precoce das ferramentas, bem como pode influenciar no tempo e qualidade das tosas. 

É imprescindível que todos os materiais usados sejam devidamente limpos, higienizados e lubrificados (quando necessário). Além disso, é importante manter tudo organizado. Quando você não precisa procurar pelas ferramentas, o trabalho flui melhor e mais rápido. 

Prefira usar coberturas de proteção para ferramentas de corte, pontiagudas e que necessitam de lubrificação, como tesouras, lâminas, pentes adaptadores, alicates, lixas e outros. Por fim, organize todas as ferramentas de tosa em uma bolsa ou caixa plástica. Desta forma, irá mantê-la longe do sol e de ambientes úmidos. 

 

05. Tenha sempre uma tesoura profissional à mão

Mesmo que grande parte das tosas que realiza seja na máquina, é fundamental manter uma tesoura no seu kit de equipamentos para tosa. Seja ela reta, curva, tubarão ou semi-dentada, pois auxilia o tosador a obter acabamentos mais bonitos e precisos. 

No geral, as tesouras são mais usadas na região do rosto, patas, orelhas e genitais. Contudo, cães e gatos com pelagem curta podem ter o pelo aparado na tesoura. 

 

06. Antes da tosa, lave e escove os pelos do animal

Você sabia que com a pelagem suja, o tosador é obrigado a driblar a oleosidade, caspas e até parasitas, como pulgas e carrapatos? Quando o profissional começa pelo banho, ele elimina esses contratempos. 

A combinação de água e shampoo é o suficiente para garantir um pelo limpo e de caída suave, no qual a lâmina irá deslizar com mais facilidade. Depois de secar o animal com a toalha, o tosador deve escová-lo para desfazer possíveis nós e emaranhados. O banho também é o momento ideal para identificar e eliminar pulgas e carrapatos.

Tosadores profissionais, bem como groomers de veterinários e pet shops devem encarar o banho antes da tosa como uma técnica a ser seguida. Isso porque ela facilita e agiliza o trabalho, além de economizar lâminas. Afinal, as duas coisas que inviabilizam uma lâmina é sujeira e calor. 

 

07. Comece a usar secadores e sopradores para tosa

Há equipamentos para tosa e acessórios que contribuem para tosas ágeis e acabamentos mais precisos, como é o caso dos secadores e sopradores para banho e tosa. No caso, o soprador serve para tirar o excesso de água enquanto o secador remove toda ela. Juntos, eles garantem uma secagem segura e perfeita, tanto da pele quanto do pelo. 

Pensando na saúde e bem-estar do tosador e do animal, por vezes, é preferível sacrificar um pouco de potência. Ou seja, na hora de escolher, dê preferência a equipamentos com baixo índice de ruídos  e realize tosas mais seguras. 

 

08. Limpe os ouvidos com produtos específicos

Cachorros com orelhas eretas precisam de limpezas menos frequentes, contudo, os cães com orelhas caídas e orelhões precisam de atenção redobrada.

Contudo, para manter as orelhas do seu amigo saudáveis, basta tomar alguns cuidados. Evite que o ouvido fique molhado ou úmido do banho, principalmente se seu animal tiver orelhas grandes e caídas. Além disso, que tal introduzir a limpeza dos ouvidos ao ritual do banho? 

Use bolas de algodão ou compressas de gaze, limpador de ouvido (dê preferências aos produtos de uso profissional, porque fórmulas caseiras podem causar irritação) e pinça para limpeza de ouvidos.

 

09. Corte e lixe as unhas

Faz parte do trabalho do tosador cortar e lixar as unhas do animal depois do banho. Além de ser uma prática de higiene, oferece mais conforto e bem-estar ao pet. Portanto, tenha sempre em mãos equipamentos próprios para animais. Não utilize alicates e lixas para humanos, pois podem feri-los. 

 

10. Tenha sempre um petisco!

Uma forma de tornar a tosa menos estressante para o animal é por meio de elogios, conversas calmas e petiscos. Sempre que o pet permitir que você o escove, dê banho ou realize a tosa, recompense-o com elogios, carinhos e guloseimas. 

Desta forma, ele irá fazer a conexão entre permanecer calmo durante a tosa e ser recompensado. Com o passar do tempo, para ele cuidar da higiene e aparência será uma atividade prazerosa e não terá mais com o que se preocupar. 

 

Bônus! (tenha 2 máquinas de tosa)

Todo tosador profissional precisa ter mais de uma máquina de tosa, para o caso dela esquentar ou apresentar qualquer avaria. Afinal, você não vai querer deixar de atender seus clientes por falta de regulagem ou por precisar deixar a máquina esfriar. uma forma de garantir que o trabalho flua naturalmente, é manter um equipamento sobressalente. Bem como, ter à disposição um resfriador de lâminas

 

Equipamentos para tosa profissional

Distribuidores autorizados da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos para tosa profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Acesse nosso site e confira. 

Voltar ao topo