Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

Estética Animal? Saiba O Que É, Benefícios e Tratamentos

Estética Animal: entenda o que é e conheça os tratamentos mais comuns

Você sabe o que é estética animal? Indo além dos aspectos relacionados à boa aparência, também engloba procedimentos que visam proporcionar mais saúde, conforto e bem-estar aos pets. 

 

Mais que um mero capricho dos tutores, os tratamentos em estética animal podem proporcionar um momento agradável de relaxamento para o seu amigo, ao mesmo tempo que melhora aspectos físicos e mentais. 

Para conhecer os procedimentos estéticos para animais mais comuns e equipamentos usados, siga com a leitura! 👇

O que é estética animal?

Estética é a ciência que se dedica a entender a beleza e o sentimento que ela desperta em cada indivíduo. A beleza, por sua vez, faz referência àquilo que desperta a atenção e cativa. 

A visão contemporânea do belo valoriza a naturalidade. Com isso, há uma maior preocupação com aspectos relacionados à saúde e bem-estar. 

Desta forma, o conceito de estética animal refere-se a uma série de práticas voltadas ao cuidado com a aparência do animal doméstico. Estas, por sua vez, refletem, diretamente, na saúde e qualidade de vida dos pets (cães, gatos, coelhos e outros). 

Benefícios

  • Proporciona a sensação de bem-estar aos animais.
  • Possibilita que os pelos cresçam mais bonitos e saudáveis.
  • Facilita a visualização de manchas e feridas na pele.
  • Inibe a proliferação de fungos e bactérias.
  • Estimula a renovação da pelagem.
  • Ajuda a reduzir a queda de pelo e a formação de nós.
  • Estabiliza a temperatura, oferecendo conforto térmico. 
  • A limpeza regular dos ouvidos previne problemas auditivos.
  • Reduz o risco de artrites e deformações ósseas. 
  • Previne o mau cheiro e o acúmulo de sujidades.
  • Evita o mau hálito. 
  • Minimiza o risco de problemas secundários.

Tratamentos estéticos para pets

Hidratação, penteados, manicure, tosa estética e tintura são alguns dos procedimentos mais procurados para cães e gatos. 

Indicados para animais de pequeno a grande porte, e com diferentes padrões de pelagem, os tratamentos estéticos visam realçar aspectos únicos da raça e personalidade do pet. 

No geral, os veterinários não recomendam procedimentos puramente estéticos e que levam química, como o alisamento e a tintura dos pelos. 

Para que a estética animal seja positiva, é importante que você respeite as particularidades e as características naturais do seu animal. Não o force a situações desagradáveis e estressantes, isso compromete sua saúde física e emocional. Seja um/a tutor/a consciente! ❤️

Quer saber mais sobre os tipos de tratamentos estéticos para cães e gatos? Então, role para baixo e confira! 👇

Tosa Estética

A tosa em si ajuda a combater a formação de nós e o mau cheiro causado pelo acúmulo de sujeira, além de evitar doenças, coceiras e até machucados. Já a tosa estética oferece os mesmos benefícios, mas com um acréscimo: deixar o animal mais bonito e enquadrá-lo nos padrões visuais da raça. 

 

👉 Saiba como montar um Kit de Equipamentos para Tosa em 10 passos! 

 

Hidratação

A hidratação em pets visa evitar o ressecamento da pele e amaciar a pelagem. Banhos frequentes podem quebrar a camada protetora da derme, causando ressecamento, que gera coceira e até irritação no local. 

Esse procedimento estético também ajuda a repor água, vitaminas, queratina, aminoácidos entre outras substâncias essenciais à saúde da pele. Com a hidratação também é possível repor a gordura natural perdida no banho. 

Penteados

Laços e tranças são aplicações estilosas para deixar o seu pet mais bonito e fresquinho para o verão. Em centros de estética animal há profissionais especializados. Sem falar nos tantos acessórios disponíveis no mercado, que garantem um visual ainda mais fofo e moderno. 

Tintura

Outra opção de tratamento estético para pets é a tintura dos pelos. Muito usado em eventos, exposições e concursos, as possibilidades são infinitas, tanto em cores como em padrões. 

Apesar do resultado ficar muito bonito, como o procedimento envolve química, é preciso tomar cuidados. Jamais use tinta para humanos, somente às próprias para cães e gatos. E caso não saiba o que está fazendo, procure um profissional.

Por ser um procedimento em estética animal que visa apenas a aparência. Recomenda-se que seja aplicado com cautela e com a indicação de um veterinário. 

Manicure

Aparar as unhas e manter os pelos das patinhas curtos evita o mau cheiro, melhora o andar do animal e previne problemas de postura. No caso dos gatos, confere maior estabilidade em pisos lisos e evita que a unha quebre ou enrosque. 

Caso queira ir além e pintar as unhas do seu pet, saiba que os produtos para humanos não são recomendados. Os componentes químicos usados na fabricação podem causar alergias e irritações à pele do animal. Use apenas esmaltes próprios para pet!

Saúde Bucal

Cuidar da saúde bucal dos animais evita o mau hálito, assim como a formação de tártaro e cáries. Portanto, é essencial manter uma rotina de escovação diária, com creme dental próprio para pet, já que eles acabam engolindo durante e a escovação.

Limpeza do ouvido

Apesar de não ser um tratamento estético, é um dos serviços oferecidos nos centros de estética animal, uma vez que contribui para a saúde e bem-estar do pet. 

A limpeza deve ser realizada semanalmente, ou após o banho. O tutor precisa ser cuidadoso e usar tufos de algodão e solução de limpeza, quando indicada por um veterinário. Além disso, a qualquer sinal de infecção, mau cheiro ou vermelhidão no local, recomenda-se que leve seu amigo ao veterinário e inicie o tratamento adequado. 

 

👉 Veja como limpar as orelhas do seu cachorro, com dicas práticas e essenciais! 

 

Massagem

Animais ansiosos e com problemas de estresse podem se beneficiar com uma boa massagem terapêutica. Além disso, também ajuda a eliminar gases, previne a constipação, estimula o bom funcionamento circulatório, entre outros benefícios.  

Cirurgia Plástica

Correções cirúrgicas para animais servem para corrigir aspectos físicos que podem causar algum problema. Por exemplo, a cirurgia para pálpebra caída evita que o pet desenvolva doenças oculares. 

Equipamentos para estética animal

No mercado de estética animal muitos são os equipamentos usados pelos profissionais, a depender, é claro, do procedimento aplicado. 

Para tosa, por exemplo, pode-se usar máquinas de tosa e de acabamento, tesouras específicas e acessórios, como lâminas e pentes adaptadores. O uso de equipamentos profissionais potencializam o resultado ao mesmo tempo que facilitam o trabalho do tosador. 

Já para o cuidado das unhas, o ideal é usar alicates próprios para pets, que são mais resistentes e com a envergadura para corte adequada. 

Para procedimentos que requerem produtos químicos, como tinta, esmalte, condicionador e shampoo, é imprescindível que seja de uso animal. Assim como laços, elásticos e outros adereços para penteados. 

 

Onde comprar equipamentos de uso profissional para estética animal?

Distribuidora autorizada da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos para tosas profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade oferecemos excelentes condições de pagamento, com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Acesse nosso site e confira. 

Voltar ao topo