Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

lâminas para máquina de tosa

Lâminas para Máquina de Tosa Profissional, como escolher?

Com uma variedade de tipos, as lâminas para máquina de tosa são ferramentas indispensáveis para o dia a dia de trabalho de qualquer groomer profissional. 

 

Precisa de ajuda para escolher as lâminas para máquina de tosa certas? Conhecer as características básicas dos diferentes tipos de lâminas faz o profissional usá-las corretamente considerando o tipo de pelagem do animal e do resultado que deseja alcançar , além de manipular a ferramenta de forma segura e eficaz. 

Consideradas ferramentas básicas para groomers profissionais, as lâminas para máquina de tosa estão disponíveis no mercado em uma variedade de cortes, formatos (mais estreitos para áreas menores, como orelhas e patas, e mais largos para tosas rápidas em áreas maiores) e dentes (abertos ou fechados). Essa variedade serve para criar diferentes acabamentos e texturas nas pelagens. 

Hoje vamos apresentar os tipos de lâminas para máquina de tosa profissional, oferecendo dicas de como escolher a lâmina a partir da pelagem e resultado esperado. Siga com a leitura e confira! 

 

Tipos de lâminas para máquina de tosa e suas aplicações

Toda lâmina é composta por dois pentes, sendo o inferior cortante (popularmente conhecido por lâmina de corte). Como dito, a especificação dos dentes da lâmina é o principal fator que afeta a textura e o acabamento do pelo. Por isso, você tem a opção de escolher entre dois tipos de lâminas: lâminas abertas e lâminas fechadas, que diferem em relação a altura do corte. 

 

Lâminas Abertas (Pular Dente)

Ideais para cães com pelos emaranhados, densos e volumosos, as lâminas abertas conferem um resultado mais áspero e texturizado, muito apreciado em raças como o Terrier. 

Elas permitem passar o pente com mais facilidade, até mesmo em áreas com nós, graças aos seus dentes irregulares e alternados em curtos e longos. Contudo, é preciso ter cuidado no manuseio para evitar ferir o animal e cortar verrugas, dobrinhas e tetas. 

 

Lâminas Fechadas (Acabamento)

Com dentes mais juntinhos e em comprimento uniforme, as lâminas fechadas permitem cortes mais precisos e com excelente acabamento (liso e suave). Seguras, dificilmente cortam o animal, sendo indicadas para tosadores iniciantes e proprietários de pets com pouca experiência. 

Sua versatilidade e fácil manuseio fazem desses tipos de lâminas as mais populares entre os tosadores. Recomenda-se que a tosa seja feita apenas após o banho, porque se o pelo estiver muito sujo e opaco, a lâmina pode acabar perdendo a afiação. Isso vale para qualquer tipo de lâmina.

 

Como funcionam as alturas das lâminas para máquina de tosa?

A lógica é simples: tamanhos diferentes podem ser usados em raças diferentes! Contudo, é importante sempre olhar as recomendações de uso na embalagem. Aqui, vamos explicar como funcionam as alturas, informação fundamental na hora de comprar as suas lâminas para máquina de tosa profissional. 

A numeração gravada na lâmina corresponde a altura do corte. Quanto menor o número, mais longo o corte do pelo, e quanto maior a numeração, mais curto o corte do pelo. Ou seja, para cortes mais curtos você pode usar as lâminas #10, #15 e #30. Já para cortes mais longos, o ideal são as lâminas #3 e #4. Caso seja iniciante, comece pela #5 ou pela #3. 

 

Lâminas F

As lâminas indicadas com F (full) ao lado da numeração são para dar acabamento, sendo assim, lâminas fechadas. 

 

Lâminas Largas ou Estreitas

Grande parte das lâminas são regulares, ou seja, têm área de corte igual à base. No entanto, existem lâminas mais estreitas, como a #5/8 indicada para tosa em áreas pequenas, como orelhas e patas. Assim como a lâmina #10W, que é mais larga e corta uma quantidade maior de pelos em menos tempo. 

 

A seguir uma tabela com as alturas de corte das lâminas e seus principais usos:

#50 0,2 mm Lâmina utilizada por veterinários para preparação para cirurgia.
#40 0,25 mm Lâmina utilizada por veterinários para preparação para cirurgia. Também bastante utilizada para orelhas e patas.
#30 0,5 mm Ideal para uso em conjunto com pentes adaptadores. Também são utilizadas para orelhas e patas.
#15 1,2 mm Utilizada em orelhas, patas e também face.
#10 1,5 mm É a lâmina preferida para tosa higiênica, pode ser utilizada para barriga, face, orelhas, patas e área genital.
#8,5 2,8 mm Uma alternativa à lâmina 10 quando o cão tem pele sensível, por cortar o pelo um pouco mais alto.
#7 3,2 mm É a mais baixa dentre as lâminas de dentes abertos, utilizada em cães com pelos embaraçados.
#5 6,3 mm Com dentes abertos, é utilizada para dar um aspecto natural em pelagens cheias
#4 9,5 mm Mesmo uso da #5, porém deixa o pelo um pouco mais alto.
#3 13,0 mm É o corte mais alto que pode ser obtido com uso de apenas uma lâmina, deixa uma aparência fofa.
#7F 3,2 mm Mesma altura da #7, mas os dentes fechados deixam um acabamento mais polido
#5F 6,3 mm Mesma altura da #5, mas os dentes fechados deixam um acabamento mais polido
#4F 9,5 mm Mesma altura da #4, mas os dentes fechados deixam um acabamento mais polido
#3F 13,0 mm Mesma altura da #3, mas os dentes fechados deixam um acabamento mais polido
#5/8 0,8 mm Por ser mais estreita é muito utilizada para orelhas e patas.
#7/8 0,8 mm Por ser mais estreita é muito utilizada para orelhas e patas.
10W 2,4 mm Com área de corte maior, utilizada em cães grandes e também em cavalos.

 

Tecnologia Oster

Criado e patenteado pela Oster (em 24 de abril de 1934), o sistema de troca rápida de lâminas revolucionou o mercado. Sua tecnologia atribuiu mais agilidade ao trabalho, visto que as lâminas deixaram de ser parafusadas e passaram a ser encaixadas. Como grande parte dos fabricantes adotaram as chamadas lâminas descartáveis, flexibilizou o uso de lâminas Oster em equipamentos de outras marcas.

As lâminas Oster® Professional são produzidas com o melhor aço de alto carbono e feitas à mão, proporcionando precisão e desempenho incomparáveis. Produzidas nos EUA são endurecidas até RC62-66 (Rockwell Scale C) internamente antes de receber um tratamento criogênico que aprimora ainda mais o processo de endurecimento. 

As superfícies de corte da lâmina são então afiadas, acabadas e testadas com processos patenteados Oster® comprovados, garantindo lâminas ultra-afiadas que continuam a resistir ao teste do tempo. Próprias para as máquinas de tosa Golden A5, Oster A6, Andis AGC2 e AGCB, Wahl KM2 e outras. 

 

Agora que você já sabe como escolher as lâminas para máquina de tosa, que tal conferir nosso catálogo com mais de 16 tipos de lâmina profissionais? Distribuidores autorizados da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Confira em nosso site!

Voltar ao topo