Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

máquinas e lâminas de tosa

Máquinas e Lâminas de Tosa: 10 perguntas mais frequentes respondidas por especialistas!

Por desconhecerem as técnicas de limpeza e conservação corretas, muitos groomers sofrem com o desgaste precoce e baixo desempenho de suas máquinas e lâminas de tosa. 

Você sabia que com o uso e cuidados certos, os equipamentos têm seu tempo de vida útil estendido, além de garantir tosas mais ágeis e com excelente acabamento? 

Seja para quem atua na área ou está iniciando, por vezes surgem dúvidas quanto aos métodos de limpeza e manutenção mais adequados para máquinas e lâminas de tosa de uso profissional. 

Com o objetivo de esclarecer todas as suas dúvidas, a equipe da ElanTrade desenvolveu esse FAQ trazendo as melhores práticas de manuseio, limpeza e manutenção de máquinas e lâminas de tosa aplicadas por especialistas. Um guia perfeito para ler, guardar e consultar quando quiser! 🥰

 

FAQ: Manuseio, Limpeza e Manutenção de Máquinas e Lâminas de Tosa Profissionais!

Resultado de anos de atuação no mercado de equipamentos profissionais de banho e tosa, esse FAQ traz as 10 dúvidas mais comuns de quem trabalha na área. Dividido em “Lâminas de Tosa” e “Máquinas de Tosa”, com dicas eficazes e respostas de especialistas. Confira!

Lâminas de Tosa

01. Como evitar que minhas lâminas fiquem cegas?

Para garantir que as lâminas desempenhem suas funções com excelência, o segredo está em realizar a limpeza e lubrificação adequadas. A forma de armazená-las também influencia na qualidade e precisão do corte, além de estender seu tempo de vida útil. 

02. Com que frequência devo afiar minhas lâminas?

Lâminas profissionais e de qualidade, pode ter várias afiações. O que irá determinar a quantidade de vezes que uma lâmina pode ser afiada é a sua frequência de uso e forma de conservação. 

03. Como saber o momento de afiar minhas lâminas?

Quando afiadas, basta passar a lâmina uma vez para cortar o pelo. Portanto, quando sentir que ela começa a puxar o pelo, ou precisa passar mais de uma vez para cortá-lo, pode ser a hora certa para afiar suas lâminas de tosa. 

04. Qual é a melhor forma de lubrificá-las?

Diferente do que se pensa, não é preciso desmontar a lâmina para afiá-la. Basta ligar a máquina e colocar uma gota de solução lubrificante em cada extremidade da lâmina e uma no centro (na superfície de corte, também conhecida por dentes). Para garantir os melhores resultados, o recomendado é que realize esse processo com frequência, durante um dia de uso.

05. Minhas lâminas estão esquentando muito rápido, o que posso fazer?

Como as máquinas de tosa profissionais tem potência e velocidade, a melhor forma de conservar as lâminas na temperatura ideal é realizando a lubrificação adequada. Todavia, caso sinta a necessidade de resfriá-las durante uma tosa, com maior agilidade, você pode usar resfriador de lâminas. Outra solução é manter lâmina reserva, para uso enquanto a outra esfria. 

 

Máquinas de Tosa

06. Como engraxar minha máquina de tosa?

Somente máquinas de tosa com motor universal requerem a aplicação de graxa. Para quem usa máquinas Oster™, sempre que isso for necessário o próprio equipamento acompanha um tubo de graxa, como é o caso da máquina Golden A5. 

Para a devida aplicação, basta remover a placa de cobertura frontal (placa de identificação) para acessar a caixa de engrenagens. A medida recomendada é de ½ colher de chá de graxa. Para facilitar a reposição, a graxa também é vendida separadamente.

07. Como trocar as lâminas da minha máquina?

Para as máquinas de tosa equipadas com sistema de troca rápida, proceda da seguinte forma: 

Passo 01. Retirando:  

Desligue sua máquina, pressione a trava da lâmina (parte preta abaixo da dobradiça), e gentilmente levante a parte da frente da lâmina (onde estão os dentes) em direção a trava da lâmina, até que a dobradiça se abra completamente. Depois, retire a lâmina.

Passo 02. Colocando: 

Encaixe a lâmina na dobradiça e ligue o equipamento na menor velocidade disponível. Certifique-se de que a trava da lâmina esteja completamente apertada e, só então, abaixe a lâmina para fechar a dobradiça. Por fim, solte a trava da lâmina e desligue o equipamento. 

Para saber se a lâmina está bem presa, faça uma pequena força como se quisesse abrir a dobradiça, se a mesma não abrir facilmente sua lâmina está bem encaixada e pronta para o uso.

IMPORTANTE: Nunca feche a lâmina na máquina batendo contra a mesa ou usando força excessiva, isso levará a quebra de partes do seu equipamento. Para evitar ferimentos, nunca toque a parte cortante da lâmina com a máquina ligada.

08. Por que a lâmina fica batendo na máquina de tosa?

A possibilidade mais provável é que a lâmina esteja mal posicionada ou desregulada. 

Isso também pode acontecer com lâminas próprias para sistemas de trocas rápidas, como é o caso dos modelos Oster™ A7 e Golden A5. Além disso, pode ser devido um problema no soquete da lâmina, sendo assim, observe se as abas estão quebradas ou dobradas para fora. Para ambos os casos é preciso recorrer a uma assistência técnica profissional. 

09. Como devo limpar minha máquina de tosa?

Para limpar as máquinas de tosa Oster™, use escova ou pincel para remoção total e completa dos pelos que ficam na máquina, e um pano levemente úmido. Nunca utilize quaisquer produtos de limpeza, álcool ou esponjas, principalmente em modelos que possuem corpo emborrachado, a utilização destes pode resultar em desgaste e até danos ao funcionamento do equipamento.

IMPORTANTE: 

  • Modelos como a Oster™ Golden A5 possuem ventilação, portanto, a falta de limpeza nas entradas, filtros e saídas de ar pode comprometer a entrada de ar e causar aquecimento excessivo e possíveis danos ao motor. 
  • Nunca deixe sujeira, gordura ou resíduo de suor no corpo das máquinas de tosa, essas substâncias podem ser corrosivas ao longo do tempo, danificando tanto as máquinas quanto as lâminas.

10. Qual é a forma correta de guardar a máquina de tosa?

Sempre ao término de uma tosa, recomenda-se que realize a limpeza e armazenagem corretas. Guarde sua máquina de tosa devidamente limpa em um local seco e arejado. Nunca pendure ou segure pelo cabo seu equipamento, porque esse manuseio pode recorrer em mau contato e até fazer o equipamento parar de funcionar. 

Agora que você já sabe como conservar e limpar as suas máquinas e lâminas de tosa adequadamente, que tal conhecer nossa linha de produtos profissionais para banho e tosa? 

 

Distribuidores autorizados da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Confira em nosso site!

Voltar ao topo