Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

pentes-adaptadores

Pentes Adaptadores: os melhores amigos do tosador!

Em diferentes alturas, os pentes adaptadores para tosa proporcionam economia de tempo e dinheiro.

 

Popular entre os tosadores profissionais, os pentes adaptadores para máquina de tosa são acessórios essenciais para quem busca rapidez e versatilidade. Com eles é possível atingir uma grande variedade de alturas de pelo, inclusive algumas muito superiores às permitidas pelas lâminas de tosa. 

Os pentes adaptadores podem ser produzidos em plástico ou em metal. Os primeiros são mais econômicos, uma boa opção para quem está começando a se aventurar no mundo das tosas. Já os pentes de metal são mais duráveis, tem melhor fixação e proporcionam um melhor acabamento.

Os pentes adaptadores Oster™ são compatíveis com todas as máquinas profissionais da marca e com a maior parte das máquinas profissionais de outros fabricantes, disponíveis no mercado.

 

Cores, funções e alturas

Você sabia que os pentes adaptadores Oster™ estão disponíveis em diferentes alturas? Quando em aço, eles têm sua altura e função diferenciadas por cores: azul claro, verde, lavanda, amarelo, laranja, azul, lilás, creme, pink e vermelho, indo de 1/16”(1,6mm) até 2” (50mm). Confira mais sobre cada uma das cores, logo abaixo:

 

  • Vermelho 1/16″ (1,6mm): Ideal para um corte baixo e ainda seguro para a pele do animal. A pele fica visível sob o pelo.
  • Azul 3/8″ (9,5mm): Promove o corte semelhante ao da lâmina #4, deixando a pele escondida sob a pelagem.
  • Laranja 1/2″ (13mm): Recomendado para cortes macios e bem acabados, semelhantes aos promovidos pela lâmina #3.
  • Creme 5/8″ (16mm): Corte ideal para comprimentos mais longos, muito bom para se usar no corpo todo.
  • Lilás 3/4″ (18mm): Ideal para realizar tosa bebê.
  • Verde 7/8″ (22mm): Ideal para cortes mais longos e naturais em pelagens duplas e fofas.
  • Azul Claro 1” (25mm): Indicado para cortes longos e cheios, em raças com pelagem longa. Para uso em todo o corpo. 
  • Roxo 1 1/4″ (32mm): Comprimento ideal para pelagens cheias e longas, deixando um acabamento natural. 
  • Amarelo 1 1/2″ (38mm): Para animais com pelagem longa, em que se espera um resultado mais natural. 
  • Pink 2″ (50mm): Corte longo e cheio de aparência natural. Indicado para raças de pelagem bem longa. 

 

Dicas para usar os pentes adaptadores como profissional

A seguir alguns macetes muito úteis para quem está começando no mercado de tosa e quer usar pentes adaptadores para melhorar os resultados do seu trabalho, independente de qual seja o tipo de pelagem. Então, confira 3 dicas interessantes para aprimorar sua tosa:

 

1. Lâmina enroscando na pelagem

Talvez você já tenha percebido a lâmina travando no pelo durante a tosa. Ao invés de deslizar com suavidade ao longo de toda a pelagem, ela fica enroscando. Caso insista, além de poder machucar o animal, o corte não ficará uniforme. Sem contar que levará mais tempo que o habitual para concluir o trabalho. O que fazer quando isso acontece?

Em primeiro lugar, o pelo do animal deve estar lavado, devidamente enxaguado e escovado. Também é importante remover os pelos mortos da camada de sub pelo do cão que você está tosando. Caso haja pelos mortos, estes ficarão presos entre a lâmina e o adaptador, impedindo que realize um acabamento ideal.

Estando a pelagem adequada para a tosa, a causa do problema pode estar nas condições da máquina e da lâmina. Mesmo que os equipamentos estejam funcionando razoavelmente bem, alguns problemas ficam evidentes com o uso de um pente adaptador. A lâmina precisa estar afiada e a trava da lâmina precisa estar bem ajustada, para que a lâmina e o pente não se soltem. A lingueta da máquina precisa estar em bom estado: esta é uma peça que movimenta o cortante da lâmina, se ela estiver desgastada o cortante não vai realizar todo o percurso para os lados, fazendo a lâmina enroscar ou deixar marcas. 

Além de uma lâmina afiada, é importante utilizar o modelo de lâmina correta. Os pentes de plástico podem ser colocados sobre as lâminas #40, #30, #15 e #10, enquanto os pentes de metal não podem ser utilizados sobre a lâmina #40. A forma como os dentes do pente e da lâmina se alinham podem até danificar a lâmina. Para os pentes de metal pode-se utilizar as lâminas #10, #15 e #30, sendo que o uso em conjunto com a lâmina #30 é o favorito de muitos tosadores experientes. 

 

2. Tornando o trabalho mais fácil

Usar pentes adaptadores torna a vida mais fácil de várias formas. Variar o comprimento do pelo nas partes do corpo do cão é importante para evidenciar as características da raça ou até para fazê-lo parecer mais proporcional. Estes efeitos que somente podiam ser obtidos através de demoradas tosas na tesoura ficam muito mais acessíveis com o uso de pentes adaptadores. Isso tornou-se uma realidade, especialmente após o lançamento dos pentes de metal da Oster™, que apresentou os dois pentes com maiores alturas do mercado: 1 ½” (38 mm) e 2” (50mm).   

 

3. Minimizando o uso da tesoura

Os pentes adaptadores são acessórios que facilitam a vida, ao mesmo tempo que permitem um acabamento mais natural. Quando o profissional faz uso de adaptadores corretamente, a necessidade de aplicação da tesoura para finalizar é menor. É importante sempre observar o sentido do pelo, cortando a favor ou contra, mas nunca em outra direção. 

Uma ótima dica para quem precisa tosar pelos retos e lisos é usar primeiro os pentes adaptadores ao contrário. Comece usando um pente com altura até 2x maior do que deseja para o resultado final e corte no sentido contrário do crescimento do pelo. Depois, use o adaptador para o comprimento correto no sentido do crescimento do pelo. Esse jogo de inverter minimiza as escovadas durante a tosa, agilizando o trabalho. O acabamento é normalmente muito limpo e com aspecto natural.

 

Agora que você já sabe como usar os pentes adaptadores para tosa, que tal conhecer algumas máquinas de tosa profissionais? Distribuidores autorizados da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Confira em nosso site!  

Voltar ao topo