Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

raspar-ou-tosar-no-verao

Raspar ou tosar no verão? Conheça +10 raças e suas pelagens

Se você tem o hábito de raspar o pelo do seu cachorro ao invés de tosar no verão, pare agora! Dependendo do tipo de pelo, o dano pode ser irreversível. Conheça diferentes tipos de pelagens e saiba como cuidar do seu amigo com carinho e responsabilidade. ☀🐶

 

Talvez você já tenha ouvido que não deve tosar no verão seu cachorro, e por isso se obriga a vê-lo jogado no chão, esbaforido e com a língua para fora. A verdade é que, independentemente da estação, a tosa higiênica é essencial para a saúde e bem-estar do seu bichinho. O que você não deve fazer, principalmente se ele tiver pelagem dupla, é raspar o pelo dele!

Contudo, há raças que necessitam, mais que outras, de uma tosa no verão. Cachorros com pelos longos e densos, assim como nativos de regiões mais frias, como é o caso do São Bernardo e do Boiadeiro de Bernes (popularmente conhecido por Bernês). O segredo está em tosar no verão corretamente, considerando a pelagem do animal e seu estilo de vida.

Hoje, você vai entender porque não deve raspar seu cachorro e o que pode fazer para tornar os dias dele mais frescos, evitando que ele venha a se refugiar na geladeira. Bora começar? 

 

Por que você não deve raspar seu cachorro?

Os cães precisam de suas pelagens para proteção contra o clima, seja ele quente ou frio. Isso porque, a pelagem de um cachorro fornece isolamento térmico, evitando que o animal sofra variações bruscas de temperatura. Além disso, protege a pele de ações externas.

Quando você raspa ao invés de tosar corretamente, ele não deixa de sentir calor. Contudo, é possível que tenha queimaduras de sol no verão, superaquecimento e ferimentos, já que a sua pele é mais fina que a nossa. Fora que, caso não seja indicado raspar esse tipo de pelagem, os danos podem ser permanentes. 

Como existem diferentes tipos de pelagens e cada uma requer uma abordagem, ferramentas e cuidados específicos, vale a pena conferir as raças que podem ser tosadas, lembrando que no verão não é recomendado raspar o pelo. No entanto, se o fizer terá que proteger a pele com roupas, o que não é indicado. 

Como guardião e responsável pela saúde e bem-estar do seu bichinho, você deve, antes de tudo, aceitar a pelagem do seu animal como algo natural e necessário! Só então conseguirá cuidar adequadamente e oferecer ao seu cão mais qualidade de vida. 

Raças, pelagens e suas tosas

Você sabia que diferente dos seres humanos que têm um fio por folículo, os cães têm entre 5 e 22 pelos habitando o mesmo espaço, em processo contínuo de crescimento? Enquanto uns nascem e outros caem, há fios maduros que permanecem estáveis entre eles. Além disso, existem mais de 5 tipos diferentes de pelagem canina, confira:

Pelagem Longa

Mais comum em cães da raça Shih Tzu e Yorkshire Terrier, dentre os cuidados necessários, podemos destacar escovações diárias e tosa higiênica para evitar que os pelos embaracem e acumulem sujeira. 

Pelagem Curta

Pelagem curta é aquela em que os pelos estão mais próximos do corpo, em um comprimento que varia de 1 a 4 centímetros. Raças como Doberman, Pitbull estão presentes nessa categoria e, portanto, não suportam temperaturas muito baixas e costumam mudar de pelagem na primavera e outono. Para esses casos, não se recomenda a tosa, mas uma escovação leve e diária. 

Pelo curto encaracolado ou frisado

Mais trabalhosa que outras, esse tipo de pelagem requer tosa o ano inteiro para evitar a formação de nós e o acúmulo de poeira e sujeiras mais grossas. Estão incluídas nessa categoria raças, como Poodle e Kerry Blue Terrier. 

Pelo ondulado e longo

Por terem a pele mais grossa que o habitual, cachorros como Golden Retriever e Setter Gordon suportam o frio moderado e são ótimos nadadores. Necessitam de tosas higiênicas regulares, mesmo durante o verão, assim como escovação diária e banhos mensais para manter os pelos limpos e livres de nós.  

Pelagem Dupla

Cães nessa categoria apresentam pelos longos ou curtos, ásperos ou lisos. Possuem uma camada densa isolante e fofa, e uma camada externa resistente às mudanças climáticas. Como os pelos estão sempre armados recomenda-se o uso de condicionador nas lavagens e tosas regulares, a depender do ambiente em que vive o animal. As raças mais comuns são Border Collie, Pastor Alemão, Pastor Branco e Sheepdog. 

Pelagem de textura dura

Os pelos são duros com até 10 centímetros de comprimento, como o Schnauzer e o West Highland Terrier. Algumas raças chegam a ter duas camadas de pelos, sendo uma dura e outra mais brilhante e suave. Quanto a tosar no verão, o ideal é aparar os pelos para evitar que formem nós. 

Pelagem com textura lisa

Fácil de cuidar, a pelagem com textura lisa necessita de apenas 2 escovações por semana e banho a cada 45 dias. Somente a tosa higiênica basta para manter a saúde e o bem-estar do animal. 

Pelagens peculiares

Há raças que apresentam pelagens incomuns, como é o caso da Komondor que tem os pelos felpudos, armados e sem ondulações, mas com textura áspera. Já a Old English Sheepdog, tem uma camada densa e macia, e outra longa e encaracolada. Nesses casos, a tosa é essencial, seja ela higiênica ou estética, porque irá ajudar a manter os pelos desembaraçados e no tamanho ideal. 

 

Tosar no verão

Calor ou não, cachorros com pelos longos e crespos precisam de cuidados profissionais regularmente. Caso contrário, os pelos irão ficar emaranhados e o seu animal irá sofrer. Pelos limpos, secos e tosados oferecem a melhor proteção para o seu cão em todas as estações do ano. 

Cachorros de pelagem densa, naturalmente, retêm mais calor que outras raças. Sendo assim, provavelmente se beneficiam de uma tosa mais curta conforme o clima esquenta. Contudo, qualquer cão que necessite de manutenções regulares deve se beneficiar de uma tosa higiênica em dias quentes. Para resumir, segue uma lista com as raças que devem ser tosadas no verão:

  • Goldendoodles
  • Labradoodles
  • Cães de Água Portugueses
  • Poodles
  • Yorkshire Terriers
  • Terra Nova
  • São Bernardo
  • Bernês
  • Bichon Frise
  • Shih Tzu
  • Lulu da Pomerânia
  • Galgo Afegão

 

Agora que você já sabe quais raças devem ser tosadas no verão, que tal conhecer alguns equipamentos de tosa profissionais? Distribuidores autorizados da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Confira em nosso site!

Voltar ao topo