Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

secadores e sopradores para banho e tosa

Como escolher secadores e sopradores para banho e tosa?

Secadores de cabelo não devem ser usados em pets! Potência e velocidade são alguns dos critérios que deve considerar ao comprar secadores e sopradores para banho e tosa, equipamentos essenciais para o seu negócio! 

 

No mercado de tosa, há equipamentos e acessórios que são essenciais. Isso porque, além de contribuir para resultados profissionais e agilizar o trabalho, ajudam a preservar a saúde e bem-estar do animal. Como é o caso dos secadores e sopradores para banho e tosa. 

Um serve para tirar o excesso de água, o outro para remover toda ela. Juntos, eles garantem uma secagem segura e perfeita, tanto da pele quanto do pelo. Os secadores e sopradores para banho e tosa atendem desde as pelagens curtas até as mais densas. Confira agora mais sobre cada um desses equipamentos e saiba como escolher o melhor para o seu negócio. 

 

Sopradores

Vamos começar pelos sopradores, usados antes da finalização com o secador para remover grande parte da umidade da pele e da pelagem do animal. Este equipamento é fortemente recomendado para tosadores de raças com pelos duplos e densos, ou quando não é possível executar o trabalho com rapidez e qualidade apenas usando a toalha para secar o excesso.  

Você pode encontrar este equipamento na versão com um ou dois motores, responsáveis por emitir um fluxo de ar poderoso e concentrado para fora, através de uma mangueira com bico adaptador na ponta. 

Aplicados no início do processo de secagem, os sopradores ajudam a remover os pelos soltos e alinham a pelagem durante o processo, facilitando a escovação. Contudo, são um tanto barulhentos e podem acabar assustando alguns animais. O ideal é iniciar em uma velocidade mais baixa, e aumentar conforme o animal se sente confortável com o barulho e as sensações. 

 

Equipamentos modernos e seus cuidados

A cerca de 30 anos, a secagem era a parte mais demorada do processo de banho e tosa. Se levava muito tempo para remover pelos soltos e secar os mais próximos da pele. Atualmente, no mercado, temos sopradores de ar muito potentes e altamente eficientes. 

O mecanismo de secagem do soprador atua na retirada da umidade mecanicamente, soprando a água para longe, por meio de uma alta vazão de ar. Portanto, para evitar que o jato de ar incomode as áreas sensíveis do animal, incluindo olhos e orelhas, recomenda-se usar bolas de algodão nessas regiões.

 

Secadores de Pedestal

Silenciosos e com múltiplas velocidades e temperaturas, os secadores de pedestal conferem praticidade e versatilidade ao trabalho. Como o equipamento é fixado em um pedestal, o tosador tem as mãos livres para escovar e arrumar o pelo do animal durante a secagem.

O secador de pedestal é normalmente usado após o soprador. Contudo, para pelagens curtas em que o excesso de água é retirado na toalha, ele pode ser a única ferramenta aplicada no processo. 

Seu motor foi projetado para obter fluxos de ar suaves e direcionais, além de temperaturas mais amenas e próprias para áreas sensíveis, como rosto, orelhas e órgãos genitais. Mesmo assim, recomenda-se não ficar muito tempo em uma só região, com risco da área superaquecer e provocar queimaduras.

Por causa do pedestal, o tosador consegue direcionar o ar, atingindo as regiões mais molhadas enquanto escova o animal e arruma seu pelo. Sendo este a melhor opção para quem deseja a pelagem volumosa e uma tosa mais bem acabada. 

 

Como escolher o secador ideal?

Além da variedade de temperatura, é preciso ficar atento aos níveis de ruídos. Mesmo que seja difícil desistir da potência pelo ruído, é preciso considerar. O equipamento não pode exceder os níveis permitidos e seguros, visto o tempo que o secador ficará ligado. Isso, pensando tanto na saúde e bem-estar do tosador quanto do animal. 

Tosadores profissionais devem usar proteção para os ouvidos quando expostos ao ruído por mais de 1 hora. Quanto aos cães, o ideal é usar bolas de algodão para abafar o som. 

A entrada de ar no ouvido, dentre outras partes sensíveis do corpo do animal, pode ser assustadora e extremamente desconfortável para cães e, principalmente, para gatos. Além disso, pode causar danos permanentes aos ouvidos e olhos. 

 

Equipamentos Profissionais vs. Humanos

Embora queira usar secador de cabelo, saiba que não é recomendado! Os equipamentos para humanos dispõem de poucas variações de temperatura, sendo até muito intensas para a pele sensível dos animais. Sem mencionar que o bico possui uma abertura limitada, o que torna a secagem excessivamente longa. 

Já os secadores e sopradores para banho e tosa, são projetados para cães e gatos e possuem várias opções de velocidade e configurações de temperaturas. Caso o seu cão esteja com medo do secador por causa do som que emite, recorrer a mudança de  temperaturas pode ser a solução. Porém, há alguns truques que podem te ajudar a tornar o processo mais agradável para o pet.

Animais têm receio daquilo que não conhecem. Portanto, deve apresentar e introduzir lentamente os secadores e sopradores para banho e tosa na secagem, até que ele se acostume. Uma dica é começar pelas extremidades e evitar as partes sensíveis. 

 

Onde comprar secadores e sopradores para banho e tosa?

Agora que você já conhece tudo sobre secadores e sopradores para banho e tosa, que tal conferir alguns equipamentos profissionais? Distribuidores autorizados da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Confira em nosso site!

Voltar ao topo