Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

tosa-em-cavalos

Tosa em cavalos: dicas, padrões e equipamentos de uso profissional!

A tosa em cavalos é uma prática obrigatória, que exige técnica e equipamentos específicos e de uso profissional. Quando realizada corretamente, contribui para a saúde e desempenho do animal. 

Você sabia que a tosa em cavalos é um dos cuidados essenciais para manter a saúde e o bem-estar desses equinos? O excesso de pelagem dificulta o desempenho do animal, principalmente nos meses mais frios do ano. Já a crina muito longa e embaraçada gera desconforto, promovendo estresse. 

Neste artigo vamos apresentar alguns padrões de tosa em cavalos (corpo e crina), além de indicar equipamentos para tal atividade. Leia e confira! 🐴👇

 

Quando é o momento certo de realizar a tosa em cavalos? 

Com o fim do outono e a chegada do inverno, o criador precisa providenciar a tosa. Isso porque, é nessa época que os pelos tendem a crescer e engrossar mais rápido devido a baixa radiação solar. Desta forma, sua manta natural fica mais pesada e isso exige energia extra do animal para desempenhar suas atividades.  

É por isso que os equinos que se exercitam mais precisam ter menos pelo. Contudo, é importante lembrar que com a tosa, a responsabilidade do criador em manter o animal aquecido é maior. Então, para garantir que sua temperatura permaneça estável, alguns cuidados são essenciais, tais como:

  • Como a umidade oferece graves riscos à saúde, mantenha o cavalo sempre abrigado em locais secos. Da mesma forma, sua pelagem e a crina devem estar devidamente secas, antes que o coloque na cocheira para repouso.
  • Ofereça ao animal rações fortificadas, bem como pasto de boa qualidade.
  • Para os dias e as noites mais frias, cubra o dorso do cavalo com uma manta. 

 

Padrões de tosa em cavalos para corpo

A tosa em cavalos surgiu da necessidade de diferenciar os animais entre si, principalmente nas estâncias. Atualmente, a escolha do padrão de corte é mais estética que funcional. Isso porque a beleza do cavalo é tão apreciada e cobrada quanto o seu desempenho. 

Ainda assim, aplica-se diferentes técnicas de tosa a depender do corpo e da crina. No geral, as regiões que levam tosa em cavalos são as escápulas, pescoço, peito, tórax, posteriores, pernas, cabeça e fase. Confira abaixo os tipos de mais comuns de tosa em cavalos:

  • TOSA DE CORPO INTEIRO, indicada para cavalos esportistas e de tração. 
  • TOSA DE CAVALO DE CAÇA, recomendada para animais que realizam tarefas de média e alta intensidade. Nesse estilo, deixa-se a pelagem natural na parte superior do dorso (onde fica a sela) e nas patas, para proteção. As demais áreas do corpo são aparadas. 
  • TOSA COBERTOR, a pelagem natural é mantida na parte dianteira da cabeça, no dorso superior e nas patas. Sendo própria para cavalos que desempenham atividades de média intensidade. 
  • TOSA HIGIÊNICA, com o intuito de manter o animal saudável, esse tipo de tosa em cavalos visa reduzir o acúmulo de sujeiras e bactérias. Para tanto, apenas os pelos da barriga são removidos, sendo indicada para qualquer raça de cavalo. 

 

Cuidados pós-tosa em cavalos

Após a tosa em cavalos, é preciso escovar a pelagem com uma escova de dentes para limpar as áreas tosquiadas e eliminar pelos soltos. Use panos limpos para a área da cabeça e outras regiões sensíveis. 

Cavalos são animais muito sensíveis, portanto, para evitar que ele seja resistente à tosa e a outros cuidados, uma dica é evitar movimentos bruscos. Além disso, é importante conversar com o equino durante o processo e explicar tudo o que será feito. 

Essas boas práticas também ajudam a fortalecer a relação entre criador e cavalo. ❤️

 

Equipamentos para tosa em cavalos

No que tange os equipamentos para tosa em cavalos, é imprescindível dispor de uma boa máquina para tosquia, que seja robusta e específica para uso em equinos. Uma ótima indicação é a Tosquiadeira Clipmaster da Oster™, ideal para tosas com acabamentos precisos. 

Poderosa, essa máquina é capaz de cortar qualquer tipo e espessura de pelo. Estável, ela permanece fria e confortável durante todo o dia. Sua carcaça é resistente e possui textura antiderrapante para maior firmeza na pega. Seu motor é resfriado a ar e requer pouca lubrificação. 

Principais Características:

  • Velocidade Única (3000 ciclos de corte por minuto).
  • Tensão 127V (110V).
  • Motor de alta potência (150 W).
  • Tensão das lâminas facilmente ajustável.
  • Tela de ventilação removível para fácil limpeza.
  • Certificada pelo INMETRO.
  • Garantia de 1 ano contra defeitos de fabricação.

Acompanha:

  • Lâminas 83 e 84AU já instaladas.
  • Graxa para máquina de tosa.
  • Tela de ventilação extra.
  • Manual em português.
  • Prática caixa de transporte com compartimento inferior para a máquina e compartimento superior para organizar acessórios.

 

ATENÇÃO! É indispensável o uso de lubrificantes específicos para a correta lubrificação e limpeza das lâminas. Leia e saiba mais sobre: “Como cuidar das Lâminas de Tosa: Dicas de Limpeza e Conservação”.

 

Crinas e seus cortes e penteados

Outra região do cavalo que merece sua atenção, é a crina! Quando muito longa, ela pode causar irritações oculares, bem como dificultar a visão do animal. Além disso, quando embaraçada e mal cuidada, também gera desconforto e estresse ao equino. 

Os padrões de tosa mais usados na crina dos cavalos são:

  • TOSO RETO, predominante em cavalos crioulos, nesse estilo é mantida a franja e o capucho (parte final da crina). O corte é feito na altura de 1 cm, acompanhando toda a curva do pescoço do animal. 
  • TOSO DE COGOTILHO é uma padronagem que se diferencia pela mistura de alturas. No começo e no final da crina, mantém-se o pelo entre 1 – 2 cm, enquanto que no meio fica em torno de 4 cm. Esse efeito deixa a crina leve e bonita. 
  • PONTA DE LANÇA, o corte é feito em forma de ‘S’, deixando as pontas mais finas. 

Além desses estilos, o criador também pode aparar o tamanho da crina na metade e trançar, bem como deixar a franja bem curtinha para formar um topete. 

Para realizar o corte da crina, usa-se uma tesoura especial chamada de martelo. Se ao pentear a crina notar que os pelos estão muito embaraçados, aplique desembaraçador ou creme condicionador. Essas soluções deixam o pelo mais maleável, permitindo que o pente deslize com facilidade. Faça isso com calma e cuidado, para evitar irritar o cavalo. 

Para finalizar a tosa, aplique repelente na crina e no corpo do animal para protegê-lo de moscas, mosquitos, borrachudos, pernilongos e outros insetos. Opções à base de cravo e citronela são as mais indicadas. Experimente!

 

Agora que você já sabe como realizar tosa em cavalos, aproveite para conhecer a Elantrade. 👇 

Distribuidora autorizada da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos para tosas profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade oferecemos excelentes condições de pagamento, com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Acesse nosso site e confira. 

 

Voltar ao topo