Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

Tosa Higiênica em Gatos: Saiba Como Fazer e Quais Equipamentos Usar

Tosa higiênica em gatos: saiba como fazer e quais equipamentos usar

Tosa higiênica em gatos é uma prática de cuidado e carinho com o pet. Contudo, deve ser realizada da forma correta e com os equipamentos certos, para garantir sua segurança e bem-estar. 

Se o seu pet tem pelo curto, você dificilmente precisará tosá-lo. Isso porque os gatos são animais autolimpantes, ou seja, têm o hábito diário de se banharem nas lambidas. Mas, se ele tiver pelo longo, você vai precisar saber mais sobre tosa higiênica em gatos

Angorá, Persa, Siberiano, Main Coon, Himalaio e Norueguês da Floresta são algumas raças de gatos que, necessariamente, precisam de tosa higiênica. Uma vez que o seu padrão de pelagem é formado por pelos longos e espessos, sendo mais suscetível à formação de nós e ao acúmulo de sujidades. 

No texto de hoje, você vai conhecer mais sobre a tosa higiênica em gatos e equipamentos para tosa de uso profissional. Também aproveitamos para esclarecer algumas dúvidas e passar dicas importantes. Leia e confira! 

 

O que é a tosa higiênica e seus benefícios

Com o intuito de potencializar a higiene do bichano, a tosa higiênica se dedica a partes específicas do corpo, tais como: barriga, área perianal, anal e nas almofadinhas. Regiões em que a pelagem é mais longa e densa, sendo mais suscetíveis ao acúmulo de sujeiras e mau odor. 

Tenho o hábito de dar banho no meu gato, mesmo assim preciso realizar a tosa higiênica?

Diferente do cachorro, os gatos não devem ser banhados com muita frequência. Sendo assim, a tosa higiênica tem a função de manter a limpeza do local, portanto, deve ser realizada sempre que necessário. Para ajudar na higienização, uma dica é usar lenços umedecidos ou fórmulas para banho a seco, que ajudam a remover poeira e outras impurezas.  

Com que frequência devo realizar a tosa higiênica?

Sempre que os pelos das regiões estiverem muito longos e com pequenos nós. Se for difícil de escovar, é outro indício de que é hora de tosar! 

Além de proporcionar conforto e bem-estar ao animal, a tosa higiênica em gatos evita a proliferação de fungos e bactérias nessas regiões. Quando combinada a escovação diária, ajuda a reduzir a queda, bem como melhora os sintomas de bolas de pelo. 

 

Posso tosar meu gato no verão?

Muitos bichanos sofrem com as altas temperaturas do verão, principalmente aqueles de pelo longo. A tosa é uma forma de amenizar a sensação de calor e oferecer mais conforto térmico ao animal. Nesse caso, ela pode ser tradicional — que consiste em aparar os pelos de forma uniforme, e em sua totalidade —, ou higiênica. 

O que você vai precisar avaliar é o volume e a espessura do pelo. Gatos em que as camadas de subpelos são menos densas, a tosa higiênica deve bastar para oferecer o alívio necessário. No entanto, raças como Siberiano e o Norueguês da Floresta vão precisar de uma tosa completa.

 

Quais raças de gato precisam da tosa higiênica?

Gatos com pelagem longa costumam precisar de tosas frequentes. Contudo, o ideal é que consulte um veterinário de sua confiança e verifique se realmente é necessário tosar seu bichano. Isso porque a tosa, mesmo quando realizada por um profissional, pode causar estresse no animal. 

Para te ajudar a entender mais sobre o tipo de pelagem do seu gato e se ele precisa ou não desse cuidado, confira o texto abaixo. Nele, trazemos uma lista com 10 raças de gato que devem ser tosados periodicamente! 👉 Tosa em gatos: conheça 10 raças que precisam desse cuidado

 

Como fazer tosa higiênica em gatos? 

O primeiro passo é preparar o ambiente para tosa. Os gatos não gostam de lugares gelados, tampouco ficam confortáveis quando em contato direto com o cão. Você pode usar uma toalha ou colchonete pet para forrar o mesmo, bem como uma mesa para apoiar o animal durante a tosa.

Depois, é preciso separar os equipamentos que irá usar, como máquina de tosa, lâminas, resfriador de lâminas, tesoura e escova. Certifique-se de que a lâmina de tosa esteja com fio e encaixada corretamente na máquina. Gatos são animais que se estressam rápido, então para otimizar tempo é importante deixar tudo pronto.

Antes de iniciar a tosa higiênica, dê uma boa escovada no pet. Isso ajuda a localizar as áreas mais críticas, em que a concentração de nós é maior, além de deixar o pelo mais uniforme para tosa. Feito isso, é hora de começar!

A tosa higiênica em gatos se divide por áreas: barriga, área perianal, anal e nas almofadinhas. Veja a seguir como realizar a tosa em cada uma delas:

Barriga

Para essa área o mais recomendado é usar máquina de tosa profissional, porque além de ser mais seguro garante melhor acabamento. Comece passando a máquina em toda a área da barriga, em uma linha reta. Repita o movimento até chegar à pele. Mas, muito cuidado com para não passar a lâmina nas tetinhas, pois pode acabar cortando-as fora. É preciso paciência para contornar todas elas e não machucar a pele do animal. 

Perianal e Anal

Nos gatos mais peludos, essa costuma ser a região com maior concentração de pelos. Portanto, para facilitar e agilizar a tosa higiênica em gatos, recomenda-se que a mesma seja feita à máquina. Tire o excesso, em movimentos uniformes e contínuos para um melhor acabamento. Para deixar o pelo baixo, recomenda-se usar a lâmina nº10

Almofadinhas

Quando as almofadinhas ficam cobertas de pelo, o gato começa a escorregar em superfícies lisas. Se muito embolados, também pode machucar ao andar, por isso é tão importante aparar essa pelagem. Para essa região o mais recomendado é usar uma tesoura reta, sem ponta.

Basta aparar todo o excesso de pelo, até que consiga ver as almofadinhas. Contudo, caso o seu gato tenha o hábito de molhar as patinhas para beber água, o ideal é que apare menos, deixando uma leve camada de pelagem. 

 

Máquina de tosa ou tesoura? Veja quando usar cada equipamento

Há gatos que não suportam o barulho que o motor da máquina de tosa faz. Nesses casos, o melhor é optar pela tesoura. Mas, se não for esse o caso, a tosquiadeira é a melhor opção para quem deseja realizar um trabalho de qualidade e precisão, com mais rapidez.

Posso usar máquina de cabelo para tosa higiênica em gatos?

Não é recomendado. Gatos têm o pelo bem fino, que só máquinas de tosa profissionais conseguem cortar. Como o cabelo humano é mais grosso, as lâminas dessas máquinas não são tão sensíveis como as próprias para pet.

Posso usar qualquer tesoura para tosa em gatos?

Não! Se a tesoura tiver ponta pode machucar o animal, principalmente porque gatos costumam se mexer durante a tosa. Use apenas equipamentos apropriados para tosa higiênica em gatos, como tesouras retas, semi dentada e tubarão

Não sou tosador profissional, mesmo assim posso tosar o meu gato?

Quando a tosa é completa, o mais recomendado é contratar um profissional. Desta forma, garante não só um bom resultado, mas evita causar qualquer acidente. Contudo, no caso da tosa higiênica, se o seu gato for tranquilo, você tiver os equipamentos certos e souber usá-los, pode realizar a tosa sem problemas. 

 

Bônus! Dicas para acalmar o bichano durante a tosa

O maior desafio de quem vai realizar uma tosa higiênica em gatos é conseguir que o animal coopere. Gatos são conhecidos por serem temperamentais e até um pouco agressivos quando contrariados. Para evitar que ele fique muito estressado e te machuque durante o processo, o ideal é que tome alguns cuidados básicos, tais como:

  • Mantenha a voz calma e não realize movimentos bruscos.
  • Mostre ao seu gato o equipamento que vai usar e diga o que vai fazer.
  • Gatos precisam dormir de 16 a 18 horas por dia. Então, para que ele não fique muito estressado por você interferir na sua rotina, prefira tosá-lo em um horário em que ele esteja mais desperto. 
  • Como dito, não o coloque em um lugar frio. Isso, com certeza, vai irritá-lo.
  • Utilize resfriador de lâminas durante a tosa, para evitar queimaduras. 

Onde posso comprar equipamentos para tosa higiênica em gatos de uso profissional? 

Distribuidora autorizada da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos para tosas profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade oferecemos excelentes condições de pagamento, com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Acesse nosso site e confira. 

Voltar ao topo