Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

spitz alemão

A tosa no Spitz Alemão, características e personalidade da raça!

Conhecido como “o cachorro mais fofo do mundo”, o Spitz Alemão é alegre e inteligente. Para manter-se saudável e com a pelagem brilhante, necessita de cuidados diários e tosas periódicas. 

 

Adoráveis, companheiros e super ativos, os cães da raça Spitz Alemão são conhecidos pela sua personalidade alegre e aparência fofa. Perfeitos para apartamento, esses cachorros são pequenos, independentes e quase não soltam pelos. A raça possui diversas variações, com destaque para a sua versão anã, popularmente conhecida como Lulu da Pomerânia.  

 

Origem da raça e suas variações

Pouco se sabe a respeito da origem do Spitz Alemão. Todavia, por conta do seu nome, acredita-se que ele surgiu em alguma região entre a Alemanha e a Polônia. Atualmente, a raça possui 5 variações: o anão, o pequeno, o médio, o grande e o gigante. Contudo, no Brasil, o Spitz Alemão Anão é o mais popular, apelidado carinhosamente por Lulu da Pomerânia. 

Sua pelagem é longa e pode conter a mistura de diversos tons, incluindo: preto, marrom, branco, laranja, dourado, cinza lobo, entre outras. Apesar de sociável, o Spitz Alemão tende a estranhar pessoas e animais desconhecidos, o que o leva a latir. Porém, não é considerado um cão agressivo, mas o oposto disso, dócil e muito amigável. 

Uma característica marcante da raça é a sua inteligência e curiosidade. Sempre atento ao ambiente, ele demonstra confiança e pode ser bastante teimoso. Seu temperamento brincalhão, associado ao ao seu comportamento altivo, possibilita que aprenda novos truques e comandos com facilidade. 

O Elkhound Norueguês, Schipperke, Samoieda, e tantos outros fazem parte da família Spitz. 

 

Como reconhecer um Spitz Alemão?

 Além da sua pelagem abundante, o Spitz Alemão (também conhecido por mini leão em alguns países) tem a cauda erguida e enrolada. Assim como, orelhas curtas e pontiagudas, focinho curto e olhos pretos arredondados. Quando em sua versão anã e pequena, suas patas são bem curtas. 

 

Saúde, higiene e cuidados

O Spitz Alemão é muito ativo, gosta de gastar energia brincando e correndo pela casa. Sendo assim, é fundamental que dedique tempo para levá-lo ao parque, bem como incentivar jogos e brincadeiras. 

Pesando cerca de 4kg, dificilmente irá ver um Spitz Alemão com ganho elevado de peso. Por ser um cachorro com pouca probabilidade de desenvolver problemas de saúde, a expectativa média de vida é alta, em torno de 12-15 anos. Ainda mais, quando bem cuidados, podem chegar aos 17-18 anos.

Sua pelagem semelhante à juba de um leão é sua característica física mais marcante. Por ter uma pelagem longa e abundante, o Spitz Alemão necessita de uma rotina diária de escovação. Essa prática irá garantir que tenha sempre os pelos macios, brilhantes e desembaraçados. 

Além disso, os cachorros dessa raça exigem banhos semanais, bem como tosas higiênicas periódicas. Também é preciso aparar suas unhas sempre que notar que elas estão muito grandes. Desta forma, irá evitar que ele se machuque ou sinta dor ao andar. A higiene bucal do Spitz Alemão é necessária, semanalmente, para evitar a formação de tártaros e mau hálito. 

 

Tipos de tosa para o Spitz Alemão

Por ter o pelo longo e sedoso, o Spitz Alemão necessita de tosas constantes. Dentre os tipos de tosa mais adequadas à raça, pode-se destacar o corte de leão, o corte Kennel, o corte de filhote ou ursinho, e o corte padrão ou tosa higiênica. Confira abaixo cada um deles: 

Corte de leão

A tosa mais comum feita nos cães da raça Spitz Alemão é o corte leão. De modo geral, o pelo é aparado bem próximo da pele, deixando-o mais alto apenas na região do peito e pescoço. Essa técnica cria a aparência de “juba de leão”. Para ficar ainda mais estiloso, os tosadores profissionais costumam deixar o rabo com uma pelagem mais longa, criando um aspecto mais “salvagem”.

Corte Kennel

Outra técnica de tosa comumente aplicada nos cães dessa raça é o corte kennel. Nesse estilo, o pet tem seu pelo todo aparado até atingir o comprimento de 1,25 cm. Desta forma, a pelagem fica uniforme, e não deixa o cãozinho totalmente sem pelo.

Corte de Filhote ou Ursinho

Já nessa versão de corte, o Spitz Alemão fica com o pelo no comprimento de 2,5cm, ou um pouco mais, em todo o seu corpo. Contudo, diferente do corte kennel em que se usa máquina de tosa, a mesma é feita com tesoura específica, o que deixa a pelagem mais uniforme e com um visual fofo. 

Contudo, por ser um corte manual, ele é mais demorado e difícil de manter. Por este motivo, é mais usado em filhotes e animais jovens, que são pacientes e dispõem de boa saúde. 

Corte Padrão ou Tosa Higiênica

Por fim, outra opção de tosa para Spitz Alemão é o corte padrão. Nessa técnica, os pelos são cortados em comprimentos variados, seguindo a característica natural da raça. Ainda mais, desta forma é possível garantir mais conforto ao animal, sem que este perca seu visual único.  

 

Equipamentos para tosa profissional em Spitz Alemão

Seja qual for o tipo de tosa que escolher, é imprescindível que utilize equipamentos profissionais. Além disso, prefira contratar o serviço de um tosador experiente, assim irá evitar que o pelo perca sua beleza natural, ocasionado por uma tosa incorreta. 

 

Onde comprar equipamentos para tosa?

Tesouras, máquinas de tosa, lâminas e pentes adaptadores, secadores e sopradores para banho, solução para limpeza de orelhas e solução lubrificante e de limpeza para lâminas. Encontre esses e outros produtos na ElanTrade. 

Distribuidora autorizada da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos para tosas profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade oferecemos excelentes condições de pagamento, com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Acesse nosso site e confira. 

Voltar ao topo