Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

shih tzu

Tosa profissional para Shih Tzu: 5 tipos para o seu cãozinho arrasar!

Dócil e companheiro, o cão da raça Shih Tzu é familiar e se adapta bem à vida em apartamento. Sua pelagem é longa e muito densa, além de perfeita para quem gosta de mudar o visual do cãozinho com diferentes estilos de tosa!

 

Cheios de energia, alegres e super companheiros, os cães da raça Shih Tzu são extremamente sociáveis. Eles se apegam fácil aos donos e tendem a gostar das pessoas. Sua pelagem natural é como um manto, longa e volumosa. Contudo, seus pelos são finos e propensos a formação de nós, o que motiva os tutores a realizarem tosas contínuas. 

Hoje vamos conhecer mais sobre essa raça pequena e carismática, aprender sobre cuidados básicos de saúde e suas tosas. Bora conhecer 5 tipos de tosa para Shih Tzu? Siga com a leitura e confira!

 

Origem da raça e suas variações

Apesar da raça ser originária do Tibet, foi na China que se desenvolveu e ganhou a atenção do mundo, quando escolhida pela família imperial. O Shih Tzu costuma ser confundido com o Lhasa Apso, que também é natural do Tibet. Contudo, se diferenciam pela pelagem e comportamento. 

A raça foi reconhecida como única, em 1934. Apenas seis anos depois, conquistou o registro no Kennel Club, incluindo certificados de liberação em campeonatos. 

 

Saúde, higiene e cuidados

Respiração irregular, roncos e espirros são alguns problemas de saúde frequentes em Shih Tzu, comumente ligados à anatomia achatada do focinho. Também são propensos à coprofragia, o hábito instintivo de comer as próprias fezes. Contudo, pode ser facilmente tratada. 

Enquanto os pelos estiverem longos, devem ser escovados diariamente. Independentemente de tosados ou não, devem ser banhados toda semana ou a cada 15 dias. Contudo, tome cuidado para não entrar água no ouvido, porque a raça tem tendência a desenvolver infecções e otites. As unhas devem ser aparadas todos os meses, junto aos pelos da região dos olhos, patas e virilha. 

 

Tosa profissional em Shih Tzu

Peludos por natureza, os cães da raça Shih Tzu precisam de tosas periódicas para manter sua pelagem sedosa e livre de nós. Densos e ligeiramente ondulados, seus pelos podem chegar até o chão. Na região dos olhos e focinho, costumam ficar apontados para cima.

Assim como grande parte dos cachorros, essa raça também passa por períodos de troca de pelo. Contudo, devido às tosas constantes, é mais difícil perceber os pelos soltos pela casa. Quando não escovamos, a formação de nós na pelagem é mais frequente. Por isso, os tutores preferem investir em tosas profissionais e em penteados com chuquinha.  

Os cães da raça Shih Tzu precisam ser tosados todo o mês! Para assegurar uma tosa de qualidade e que preserve as características naturais do pelo, é fundamental que deixe essa tarefa para um tosador profissional. Este, além de conhecer técnicas de corte e utilizar equipamentos adequados, não estressa o animal e garante resultados com excelente acabamento.

Confira os principais tipos de tosa para Shih Tzu e saiba como deixar seu cãozinho sempre lindo e à vontade!

01. Tosa bebê para Shih Tzu

Um pouco antes de completar 1 ano de idade, ocorre uma mudança na pelagem do Shih Tzu. Durante essa fase, o pelo começa a embaraçar e formar nós. Por esse motivo, o ideal é realizar uma tosa bebê, em que os pelos ficam bem curtos (com até 2 dedos de comprimento). Além disso, é um estilo de tosa que confere uma aparência fofa, mesmo em animais adultos. 

02. Tosa Leão ou de Pelúcia

Se você tem um Shih Tzu provavelmente vai querer experimentar esse tipo de tosa. Além de conferir um estilo adorável ao seu cãozinho, ela é fácil de dar manutenção. A região do corpo, patas e cauda é tosado na máquina para ficar curto. Apenas a pelagem em torno da cabeça fica mais longa e é escovada para ficar com aspecto volumoso, similar a juba de leão. 

03. Tosa Japonesa

Embora haja diferentes estilos de tosa japonesa, todos têm em comum os pelos longos na região das orelhas e patas. O corte dessas áreas pode ser arredondado ou triangular. Normalmente, o tosador usa a máquina de tosa profissional para raspar toda a pelagem do corpo. Já a tesoura para deixar os bigodes mais curtos. Por fim, nas patas e pernas, no rabo e na cabeça o pelo fica longo. 

04. Tosa Longa

Apesar dos terríveis nós, alguns tutores preferem deixar a pelagem longa e natural. Nesses casos, o ideal é usar condicionador para escovar os pelos e desfazer os nós. Comece usando os dedos, se não funcionar, experimente um pente de dentes largos do tipo ancinho. Depois que o pelo estiver livre dos embaraços, use uma escova de cerdas suave para dar forma ao manto. A tosa será feita com a tesoura, e apenas nas regiões dos olhos, focinho, patas e genitais. 

05. Tosa Higiênica

Essencial para a saúde e bem-estar do Shih Tzu, a tosa higiênica se baseia em aparar os pelos da barriga, bumbum e virilha. Na região das patas, aqueles pelos mais longos que ficam entre os dedos são cortados. Os pelos que ficam em contato com os olhos devem ser encurtados, para evitar atrapalhar a visão do animal. 

Agora que você já sabe como cuidar do seu Shih Tzu, que tal conhecer nossa linha de produtos profissionais para tosa? 

 

Distribuidora autorizada da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos para tosas profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade oferecemos excelentes condições de pagamento, com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Acesse nosso site e confira. 

Voltar ao topo