Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

tosas para poodle

4 tipos de tosas para Poodle: saiba como cuidar da pelagem do seu amigo!

Com pelos macios e encaracolados, a raça é famosa por sua inteligência e cortes exuberantes. Seja qual for o estilo, as tosas para Poodle fazem parte da rotina de cuidados e devem ser realizadas por profissionais, e com equipamentos específicos. 

O Poodle é uma das raças mais conhecidas no mundo, principalmente pelas suas tosas. Inteligentes e apaixonados por seus tutores, são excelentes nadadores, adoram crianças e não dispensam uma boa brincadeira. Apesar de territorialistas, se adaptam bem com outros animais e aprendem truques e comandos com facilidade. 

Repleto de particularidades, o Poodle pode ser encontrado em uma variedade de cores e tamanhos. Preto, branco, marrom, cinza, abricó e fulvo avermelhado são as possíveis colorações, que quando combinadas aos portes (grande, médio, anão e toy), dão vida a uma diversidade de Poodles. No geral, a raça se caracteriza pelo focinho pequeno e arredondado, crânio oval, orelhas longas e caídas, e pela sua pelagem encaracolada.

Compactos, silenciosos e com pelagem antialérgica, vivem bem em apartamentos e espaços menores. Sua pelagem é encaracolada, macia e quase não cai. Contudo, requer cuidados periódicos, como escovadas diárias e tosas mensais para evitar a formação de nós. Em regra, é um animal muito obediente e fiel aos seus tutores, aspectos que tornam a raça tão querida entre os famosos. 

Celebridades como Walt Disney, Elizabeth Taylor e Chopin já tiveram um Poodle para chamar de seu. Inclusive o mestre Beethoven, que compôs uma sinfonia inspirada em seu companheiro, chamada “Elegia à Morte de um Poodle”. Há muito tempo, no século XVI, a raça era usada em apresentações circenses e festas da aristocracia, pelas suas acrobacias e dancinhas. 

 

Escovação, higiene e cuidados com o Poodles

Como manter seu Poodle saudável e bonito? Cuidados diários e específicos, como escovação, higienização adequada e tosas periódicas são essenciais. Por ser fina e encaracolada, a pelagem do Poodle forma nós rapidamente, exigindo de seus tutores uma escovação diária. Caso contrário, os pelos irão crescer e formar dreadlocks.

Quanto aos banhos, os Poodles necessitam de ao menos 2 por mês, para se manterem limpos e cheirosos. Como gostam de nadar, o ideal é dar banho de água doce após a prática, para remover os resíduos de sal e cloro que irritam a pele e podem causar doenças. 

Apesar de saudáveis e com alta expectativa de vida (cerca de 18 anos), há doenças características da raça que podem afetar seu cãozinho, como luxação patelar e catarata. Portanto, é preciso acompanhar a saúde do seu amigo, visitando o veterinário anualmente. 

 

Tosas para Poodle, conheças as variedades de estilos e escolha o seu favorito!

O Poodle é uma das raças mais versáteis quando o assunto é tosa. Seja qual for o porte do seu animal, é possível inovar em estilos de corte e penteados. Há tosas para Poodle que são mais populares, como o corte Kennel, a tosa bebê e a tosa leão (também conhecida por tosa pompom). Além da tosa de verão, as demais têm caráter puramente estético, ficando a gosto do tutor. 

Seja qual for o estilo da tosa para Poodle que escolher, a mesma deve ser feita por um tosador profissional, que utiliza de técnicas e equipamentos próprios e seguros. Confira mais sobre cada um dos tipos de tosas para Poodle e equipamentos necessários, logo abaixo:

 

Tosa Kennel

O corte Kennel é um dos mais populares entre os cães da raça Poodle. Feito basicamente na tesoura, esse tipo de tosa para Poodles se caracteriza pelo topete alto. O pelo fica bem curtinho, deixando a pele mais ventilada. Já nas orelhas e região do rabo, os pelos ficam mais compridos. Por fim, usa-se a máquina de tosa para aparar partes sensíveis, que inclui o rosto, as patas e a base do rabo. 

 

Tosa Bebê

Indicada para filhotes e cães de portes menores, a tosa bebê em Poodles é feita na tesoura e deixa o animal com aspecto ‘cute’. O intuito do corte é diminuir a altura da pelagem, deixando o cãozinho com uma cara arredondada. Sem um acabamento definido, esse corte ajuda a evitar que os pelos embaracem e criem nós. 

 

Tosa Leão (pompom)

Extravagante e peculiar, a tosa leão deixa o animal com um aspecto pomposo. O corte consiste em manter a pelagem mais comprida nas patas, rabos e no tronco, deixando o peitoral mais volumoso. No restante do corpo a pelagem é removida por completo. Essa tosa é muito usada em animais de porte grande e fêmea, para competições e exposições de cachorro.

 

Tosa para Verão (higiênica)

Por serem peludinhos, os Poodles costumam sofrer com as altas temperaturas do verão. Pensando na saúde e bem-estar do animal, recomenda-se cortar todo o pelo com a máquina de tosa, deixando a pelagem bem curta e uniforme. Vale ressaltar que é estritamente necessário usar máquinas de tosa profissionais e pentes adaptadores. Isso porque  é possível configurar de acordo com a pelagem do animal, evitando acidentes irreversíveis. 

 

Agora que você já conhece tudo sobre os tipos de tosas para Poodle, que tal conferir alguns equipamentos de tosa profissionais? Distribuidores autorizados da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Confira em nosso site!

 

 

Voltar ao topo