Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

tosquia de ovelhas

Tosquia em ovelhas: quando é a época e por que é tão importante?

Essencial para a saúde de todo o rebanho, a tosquia em ovelhas vai além da prática de retirar a lã para comercialização, ela confere qualidade de vida e conforto ao animal. 

 

Diferente das ovelhas selvagens, cujo o pelo cresce menos e cai naturalmente no verão, as ovelhas domesticadas precisam da tosquia para manter o volume e comprimento de sua pelagem controlados. Com data certa, equipamentos específicos e técnicas adequadas, é possível realizar a tosquia em ovelhas de um jeito fácil e rápido.

Mesmo que no Brasil, em sua maioria, as ovelhas sejam criadas pela carne, a tosquia se faz necessária. Portanto, o texto de hoje se dedica a apresentar os motivos que tornam essa prática tão importante, quando deve ser realizada e com quais equipamentos. Leia e confira!🐑

 

Tosquiar ovelhas faz mal para a saúde do animal?

Contrariando o senso comum, a tosquia em ovelhas não agride o animal!

A verdade é que o excesso de lã gera superaquecimento e a perda da capacidade de regular a temperatura corporal nas estações quentes. Por causa do peso da lã, as ovelhas laneiras sofrem de desconforto e dificuldade de locomoção. Além disso, a pelagem acumula sujeira que atrai insetos, causando doenças. 

Em vista desses fatores, a tosquia em ovelhas é fundamental para a saúde de todo o rebanho. Quando realizada da forma correta, por profissionais capacitados e com o uso de equipamentos específicos, como a Máquina de Tosquia Shearmaster da Oster™ , o resultado são animais mais saudáveis e lãs de maior qualidade.

 

Quando devo realizar a tosquia em ovelhas?

Sendo um evento que acontece de uma a duas vezes por ano, com o fim do inverno e a chegada da primavera, criadores de ovelhas já podem se preparar para a tosquia anual.

A lã é a proteção térmica das ovelhas, mas com a chegada do verão, ela causa desconforto e pode levar a perda de peso, doenças e até a morte do animal. Quando tosquiadas, as ovelhas sentem mais disposição e se alimentam melhor, contribuindo para a melhora na produção e qualidade dos leite destinado aos cordeiros. 

Para quem não sabe, no Rio Grande do Sul pouco se fala em tosa e tosquia. Devido à forte influência cultural herdada da Argentina e Uruguai, países vizinhos e conhecidos pela criação de ovinos, o termo usado é ‘esquilar’. O profissional que executa a tarefa é conhecido por ‘esquilador’. 

 

Métodos de tosquia

Cada ovelha rende cerca de 3 a 4kg de lã bruta, valores que variam em razão da raça ovina e variações genéticas que a produziu, condições fisiológicas do animal, alterações climáticas do ambiente em que foi criado e qualidade do alimento disponível. Ovelhas saudáveis e com dietas de elevado valor nutritivo, chegam a ter velos com mais de 15kg de lã bruta. 

No Brasil, a técnica mais usada para tosquiar ovelhas é a tosquia amarrada (uso de tesouras manuais ou máquinas de tosquia), no qual o animal tem as quatro patas amarradas juntas, para evitar seu movimento. Contudo, por ser um método que estressa o animal e pode comprometer a qualidade da lã, muitos criadores estão aderindo a tosquia tally-hi. 

Considerada a técnica mais moderna de tosquia em ovinos, o tally-hi não machuca e nem agride as ovelhas, conferindo conforto e bem-estar aos animais durante toda a esquilage. Além disso, trata-se de uma operação mais rápida que a convencional, permitindo a retirada de velos inteiros e, consequentemente, a produção de mechas mais longas e lãs de melhor qualidade. 

Com o tally-hi, os tosquiadores profissionais realizam tosas de aproximadamente 6 minutos (cerca de 4 vezes mais rápido que a tosquia amarrada). O segredo está em deixar o animal solto e posicioná-lo corretamente durante o processo, ao todo, são aplicadas 9 posições estratégicas. Além do uso de equipamentos especializados.

Outro benefício da técnica é que ela melhora o índice de mortalidade dos carneiros, quando realizado no período pré-parto, reduz o estresse e aumenta o ganho de peso ao final da gestação. 

 

Razões para realizar a tosquia em ovelhas

Você sabia que depois de lavar, cardar e pentear os velos de lã, apenas metade da lã vira fio? O restante é gordura (lanolina), terra e sujeiras que saem com a lavagem das mechas. Depois, são embaladas de acordo com o tipo da lã (definido pela raça e tipo de mestiçagem do animal). 

Por ser um produto de menor qualidade, a lã da barriga e patas são tosquiadas separadamente e recebem o nome comercial de lã de garra. Já as fibras muito curtas, retiradas no processo de pentear, não são comercializadas. 

Além do valor comercial, destacamos as principais razões pela qual todo criador de ovelhas deve tosquiar seu rebanho anualmente. Confira:

  • Proporcionar conforto e bem-estar ao animal.
  • Eliminar resíduos grudados na lã que podem causar doenças, como galhos e lama.
  • Evitar que fezes e urina se acumulem nos genitais da ovelha.
  • Impedir o aumento excessivo de peso e, consequentemente, a perda de mobilidade. 
  • Melhorar a qualidade de vida e saúde das ovelhas.
  • Retirar a lá para comercialização.
  • Evitar o superaquecimento durante o alto verão.
  • Contribuir na melhora da fertilidade e índice de mortalidade dos carneiros. 

 

Máquina de Tosquiar Ovelhas

Disponível na versão 110 e 220V, a Máquina de Tosquia Shearmaster da Oster™ é um equipamento potente, que permite o corte rápido e seguro de qualquer tipo de lã. 

Perfeito para ovelhas, cabras e lhamas, permanece fria e confortável durante todo o processo. Um equipamento de alta velocidade, carcaça resistente com textura antiderrapante e motor resfriado a ar, que dura cerca de 100 horas lubrificado. 

Agora que você já sabe o quão importante é realizar é tosquiar ovelhas, que tal conhecer nossa linha de produtos profissionais para tosa em grandes animais? Confira em nosso site!

Distribuidores autorizados da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. 

Voltar ao topo