Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

tosa-em-coelhos

Banho e tosa em coelhos: curiosidades, dicas e equipamentos

Banho e tosa em coelhos, pode? Se você tem um coelho peludo em casa ou pensa em adquirir um, então precisa saber que eles necessitam de cuidados, carinho e dedicação! 💚🐰

 

Espaçosos, territorialistas e muito serelepes, os coelhos são criaturinhas fofas e simpáticas. No Brasil, ter um coelho como pet está se tornando cada vez mais comum. A verdade é que eles são bem dóceis, buscam carinho e ajudam na saúde mental de todos no lar. 

Contudo, assim como qualquer outro bichinho de estimação, requerem dedicação e cuidados específicos, que inclui idas periódicas ao veterinário e tosas higiênicas quando mais peludos.

Como desenvolvem apego pelos donos, também necessitam de atenção diária. Quando não recebem carinho, tendem a entristecer ou reagir com rebeldia. Gostam de colo, mas não de serem manipulados. Raças menores podem ficar em gaiola, mas não por longas horas do dia uma vez que precisam de espaço. 

No texto de hoje, vamos falar mais sobre banho e tosa em coelhos. Será que coelhos podem tomar banho? Todas as raças de coelho necessitam de tosa? Quais equipamentos de tosa devo usar? A resposta a todas essas perguntas você confere logo abaixo. Boa leitura! 👇🐇

 

Coelhos são calorentos

Uma curiosidade sobre os coelhos é que eles têm tendência a sentirem muito calor, principalmente em dias quentes do ano. Isso acontece por conta das suas glândulas odoríferas, que concentram o calor em uma pequena região do corpo, dificultando sua transpiração.

Por conta disso, a temperatura dos coelhos é diferente da dos humanos. Como não conseguem transpirar adequadamente, o calor não é expelido para fora do corpo pelo suor. Acontece que, se o coelho acumula muito calor no corpo, sua temperatura aumenta e pode levá-lo a óbito. 

Em função disso, a tosa em coelhos é tão importante, já que auxilia na liberação do calor e, consequentemente, estabiliza a temperatura corporal. Outra dica é manter a disposição do orelhudo água fresca e gelo (para ele lamber), além de uma base de mármore para pisar. 

 

Posso dar banho no meu coelho?

Não! A verdade é que coelhos não podem ser lavados, nem em pet shop. Isso porque, quando úmidos por muito tempo podem desenvolver hipotermia pós banho (diminuição brusca da temperatura do corpo) ou estado de choque, devido ao estresse. 

Fora isso, esses fofinhos são mais propensos a desenvolver doenças de pele. Isso acontece porque é muito difícil secar um coelho por completo, por causa do seu tipo de pelagem.

A boa notícia, é que os coelhos são animais muito higiênicos e se limpam sozinhos. Contudo, caso se sujem com lama, fezes ou urina, é possível realizar uma limpeza a seco com amido de milho. Também pratique a escovação diária, pois esse cuidado ajuda a manter a pelagem mais bonita e livre de nós.

 

E tosa em coelhos, pode?

Sim, mas somente nos coelhos peludos. Angorá Inglês, Cabeça de Leão e Fuzzy Pop são as raças domésticas de pelagem longa mais populares. Contudo, caso queira saber se pode ou não tosar o seu orelhudo, basta medir o comprimento do pelo. Se este for inferior a 2 cm, não precisa de tosa. 

A tosa em coelhos tem uma única função: garantir que o animal se sinta fresco e confortável durante as estações mais quentes do ano. Ou seja, não é uma questão de estética, mas de saúde e bem-estar. Sendo assim, são indicadas apenas quando o pelo passa a incomodar o dentuço.

Coelhos são criaturinhas sensíveis e de personalidade forte, por isso, recorra à tosa quando necessário. Desta forma, você evitará momentos de estresse, que podem traumatizar seu bichinho. 

 

Tosa higiênica em coelhos

Você pode tosar seu coelho em casa ou no pet shop. Atualmente, há vários estabelecimentos especializados em tosa higiênica para coelhos. Seja como for, é imprescindível que se utilize equipamentos específicos, como tesouras e máquinas de tosa profissionais. 

Dê preferência para realizar a tosa no fim do dia, assim ele estará mais calmo. Para tanto, uma dica é fazer com que ele gaste bastante energia, com brincadeiras e outras atividades. Também é fundamental que avalie o humor do seu fofinho. Se ele estiver indisposto, deixe para outro dia. 

Se a tosa for feita em casa e ele não quiser ficar quieto, pode ser necessário ter alguém para te ajudar a segurá-lo. Comece penteando o pelo, isso te ajudará a perceber as áreas que precisam ser aparadas. Além de desfazer possíveis nós, deixando assim o pelo preparado para tosa. 

Para quem ainda não sabe, a tosa higiênica consiste em aparar os pelos da barriga, genitais, orelhas e olhos quando em excesso. Portanto, comece pela região da barriga, sempre com cuidado para não machucar a pele e as tetas do animal. Depois, passe para a região do bumbum e as laterais. Por último, e somente se tiver prática e segurança, vá para a região do rosto. 

DICA BÔNUS!

Uma forma de deixar o seu coelho mais tranquilo é explicar para ele o que você vai fazer, sempre com voz calma e constante. Assim irá passar mais confiança ao animal. Evite ficar tenso ou respirar muito fundo, essas reações o deixam nervoso e inquieto. 

 

Equipamentos profissionais para tosa em coelhos

Lançada mundialmente pela Oster™ em 2013, a Máquina de Tosa A6 Slim representa um grande avanço em tecnologia para a categoria, sendo este o aparelho ideal para realizar a tosa em coelhos. A ergonomia aumentada se deve ao seu design e peso muito leve. O conforto é conferido pelos isolantes de vibração, que reduzem também o ruído. 

Essa máquina de tosa pode ser operada em 3 velocidades, sendo possível fazer a troca com apenas uma mão. Além disso, a Máquina de Tosa A6 Slim possui placa frontal desenhada para impedir a entrada de pelos. Ao mesmo tempo, o acesso à lingueta é fácil, tornando a substituição rápida.

A Oster A6 é diferente porque:

  • Ao contrário de todas as outras máquinas de tosa, não é feita de plástico, e sim de uma liga leve de zinco, que combina baixo peso com formato ergonômico e alta durabilidade.
  • Os isoladores de vibração são centralizados ao redor do motor. Assim reduzem a vibração e o ruído resultando em conforto para trabalhar o dia todo.

Características:

  • 3 velocidades (Baixa: 3100, Média: 3600 e Alta: 4100 ciclos de corte por minuto).
  • Bivolt automático (127V/220V).
  • Motor universal de alta potência (15W).
  • Sistema de troca rápida de lâminas.
  • Cabo de alimentação de energia com 3,66m.
  • Peso: 0,700 kg.
  • Certificada pelo INMETRO.
  • Garantia de 1 ano contra defeitos de fabricação.

Acompanha:

  • Lâminas 10 já instaladas.
  • Óleo lubrificante para lâminas.
  • Escova de limpeza.
  • Manual em português.

Máquina de Tosa A6 Slim usa todas as Lâminas das Máquinas A5 e compatíveis com a maioria das marcas de Lâminas Profissionais.

Agora que você já sabe mais sobre tosa em coelhos, que tal dar uma olhada em alguns equipamentos de tosa profissionais? 😍👇

Distribuidora autorizada da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos para tosas profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade oferecemos excelentes condições de pagamento, com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Acesse nosso site e confira. 

Voltar ao topo