Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

4 Tipos de tesouras para tosa em cães e gatos de uso profissional

4 Tipos de tesouras para tosa em cães e gatos de uso profissional

Reta, curva, semi-dentada e tubarão. Para cada estilo de corte, raça e pelagem há uma tesoura para tosa mais apropriada. 

Tosadores iniciantes costumam ter receio de fazer tosa na tesoura. Além de exigir técnica e experiência do profissional, é necessário habilidade e segurança na mão para manusear a tesoura e garantir cortes impecáveis em forma e acabamento. 

Outro ponto importante é o conhecimento. O tosador precisa conhecer todos os tipos de tesouras para tosa, saber escolher e, como e quando usá-las. Também é imprescindível que entenda de fios e regulagem de tensão. 

No artigo de hoje, você tosador iniciante ou atuante, vai poder adentrar no universo da tosa na tesoura e se aperfeiçoar ainda mais. Boa leitura! ❤️👇

4 tipos de tesouras para tosa e sua aplicação

O tipo de fio da lâmina, o tamanho da tesoura (polegadas) e o modelo que pode ser reta, curva, semi-dentada e tubarão, são alguns aspectos que diferenciam as tesouras de tosa uma das outras. Abaixo você terá a oportunidade de conhecer cada uma delas e saber quando usar. Leia e confira! ✂👇

01. Tesoura reta (straight scissors)

Quando o assunto é tesouras para tosa, a reta é aquela que todo tosador deve ter, por ser a mais versátil. No mercado, você vai encontrar em diferentes tamanhos, indo de 4” a 10”, medidos em polegadas. 

Para te ajudar, saiba que a 8” é indicada para pelagens encaracoladas, como de poodles e filhotes de lhasa, por exemplo. Já as tesouras menores, como a de 4” e 5” são ótimas para trabalhos que exigem mais precisão, como a região dos olhos, patas, orelhas e genitais. 

Para acabamento em pelagens mais leves ou ásperas, você pode usar tesouras para tosa retas a partir de 6.5”. Vale a pena testar e ver qual numeração proporciona o melhor resultado de acordo com a proposta que você deseja e a espessura do pelo. 

Quando usar? Indicada para acabamentos retos, em pelagens sem ondulações.

02. Tesoura curva (curved scissors)

Tesouras de tosa curvas também podem ser encontradas em diferentes numerações, indo de 4” a 10”. Se você é um tosador iniciante, provavelmente vai achar mais tranquilo usar a tesoura curva para detalhes com ondulações acentuadas. 

Quanto mais arredondada ou circular for a área a ser tosada, maior deve ser a angulação da lâmina da tesoura. Partindo desta lógica, para cortes com curvas leves, a tesoura de 4” é a ideal. Para circunferências totais, é preciso investir em uma tesoura entre 7.5” e 8”. 

Quando usar? Ideal para o acabamento de regiões arredondadas, como topetes, pompons e patas. 

03. Tesoura semi-dentada (blender scissors)

Com uma borda serrilhada e a outra lisa, a tesoura semi-dentada para tosa promove acabamentos mais naturais, seja em pelagens longas ou curtas. Por ser de acabamento, esse tipo de tesoura é mais apropriada para modelar e estilizar o corte. 

Quando usar? Sempre que você quiser reduzir o volume e deixar o corte com um aspecto mais natural, essa é a tesoura para tosa certa! Sem marcar, ela retira o excesso de pelo, deixando-o mais leve e esvoaçante. 

04. Tesoura tubarão (chunker scissors)

Assim como a tesoura semi-dentada, a tubarão também deixa a tosa menos marcada. Com lâminas mais abertas, pode ser usada em qualquer tipo de pelagem, pois facilita a tosa ao mesmo tempo que mantém o aspecto natural do pelo. 

Quando usar? Pelos mais grossos, quando encaracolados, são mais difíceis de trabalhar. Nesses casos, a tesoura tubarão é a melhor opção para modelar cachos pesados de forma uniforme e com rapidez.

Tipos de fios

O fio da lâmina é a parte “afiável”, a principal região responsável pelo corte. Em tesouras para tosa de uso profissional, o fio pode existir dos dois lados da lâmina, como em apenas um. Mas, qual é o melhor fio de lâmina? Confira abaixo cada um e entenda:

Fio a Laser: a tesoura com fio laser é própria para iniciantes, pois possui micro-serrilhas que mantém o pelo no lugar, proporcionando ao profissional maior controle na hora do corte, principalmente em pelagens mais densas. Além disso, são excelentes para trabalhos detalhados. 

Fio Navalha (ou convexo): perfeito para acabamentos com alta precisão, a tesoura fio navalha é a preferida dos tosadores experientes. Além de facilitar o trabalho do profissional, esse fio possibilita a execução de técnicas mais complexas, como fatiar. No geral, é usada para dar leveza e polimento. 

O que não pode faltar em uma tesoura profissional

Anéis de dedo removíveis, é um recurso que permite personalizar o encaixe da tesoura nos dedos da mão, proporcionando mais conforto durante o porte, além de evitar cãibras nas mãos.

Ajustador de tensão, é outro recurso essencial. Com o ajuste correto, evita-se que as lâminas travem ou prendam umas nas outras, resultando em um ótimo desempenho da tesoura.

Tesouras em aço inoxidável, são as mais confiáveis e de maior durabilidade. Elas não enferrujam e a lâmina demora mais para perder o fio e precisar ser afiada. 

Onde comprar tesouras para tosa?

Distribuidora autorizada da marca Oster™ desde 1994, nós da Elantrade fornecemos equipamentos profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. 

Aceitamos pagamentos à vista, ou em 10x sem tarifa no cartão. Dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Acesse nosso site e confira!

Voltar ao topo