Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

Se a Lâmina de Tosa Perde o Fio Rápido, Você Está Usando Errado!

Se a Lâmina de Tosa Perde o Fio Rápido, Você Está Usando Errado!

O segredo para prolongar o tempo de vida útil da lâmina de tosa está na aplicação diária de técnicas corretas de uso e conservação

“A lâmina de tosa fica cega muito rápido”. Essa é, sem dúvida, a queixa mais comum de tosadores profissionais. Afinal, mantê-las sempre limpas e afiadas para uso, pode ser desafiador, realmente.

O atrito constante de uma peça com a outra (responsável por gerar a velocidade que possibilita o corte do pelo), gera o desgaste da lâmina — reduzindo seu tempo de vida útil —, além de provocar casos de superaquecimento.

Hoje, vamos falar sobre todos os cuidados que você deve ter com as lâminas para garantir que elas durem mais e não interfiram no desempenho e nem na segurança de suas tosa. Leia e confira! 👇❤️

Dúvidas mais comuns sobre limpeza e conservação de lâmina de tosa

01. Como evitar que minhas lâminas fiquem cegas?

Para garantir que as lâminas desempenhem suas funções com excelência, o segredo está em realizar a limpeza e lubrificação adequadas. A forma de armazená-las também influencia na qualidade e precisão do corte, além de prolongar o seu tempo de vida útil.

02. Com que frequência devo afiar minhas lâminas?

Lâminas de tosa profissionais e de qualidade, podem ser afiadas várias vezes sem comprometer o fio. O que irá determinar a quantidade de vezes, no entanto, é a sua frequência de uso e forma de conservação. Normalmente, o recomendado é fazer isso sempre que sentir a lâmina pegando no pelo.

03. Como saber o momento de afiar minhas lâminas?

Quando afiadas, basta passar a lâmina uma vez para cortar o pelo. Sendo assim, quando sentir que ela começa a puxar o pelo ou precisa passar mais de uma vez para cortá-lo, pode ser a hora certa para afiar a lâmina de tosa.

04. Qual é a melhor forma de lubrificá-las?

Diferente do que se pensa, não é preciso desmontar a lâmina para lubrificá-la. Basta ligar a máquina e colocar uma gota de solução lubrificante em cada extremidade da lâmina e uma no centro (na superfície de corte, também conhecida por dentes). — Para garantir os melhores resultados, o recomendado é que realize esse processo com frequência, durante um dia de uso.

05. Minhas lâminas estão esquentando muito rápido, o que posso fazer?

Como as máquinas de tosa profissionais tem potência e velocidade, a melhor forma de conservar a lâmina de tosa na temperatura ideal é realizando a lubrificação adequada. Mas, caso sinta a necessidade de resfriá-las rápido durante uma tosa, você pode usar resfriador de lâminas. Outra solução é manter lâmina reserva, para uso enquanto a outra esfria.

👉 Saiba como escolher Lâminas para Máquina de Tosa de uso profissional

Cuidados essenciais com as lâminas de tosa: limpeza, lubrificação conservação e higienização

Para o tratamento diário das lâminas você precisa tomar alguns cuidados especiais, como utilizar somente produtos recomendados pelo fabricante e que sejam próprios para lâminas de tosa.

Para melhorar o desempenho e prolongar o tempo de vida útil da sua lâmina de tosa confira as dicas a seguir, elas darão a orientação básica quanto a limpeza, lubrificação e higienização:

Limpeza

A limpeza da lâmina de tosa deve ocorrer antes da primeira tosa do dia. Para isso, é imprescindível que se utilize limpador de lâmina, um produto desenvolvido especialmente para essa função.

ANTES USAR

Passo 01: Sempre com a máquina ligada em baixa velocidade, mergulhe as lâminas de tosa em um recipiente com o limpador de lâminas.

Passo 02: Depois de alguns minutos, retire-as e com a máquina desligada esfregue bem na parte da frente.

Passo 03: Para limpar entre os dentes da lâmina, utilize uma escovinha pela parte traseira.

Passo 04: Mergulhe novamente as lâminas no material para garantir que não fique nenhum resquício de sujeira.

Passo 05: Para finalizar, seque-as com um pano seco ou papel toalha.

Lubrificação

DEPOIS DE LIMPAR E DEPOIS DE USAR

Sempre lubrifique as lâminas de tosa após a lavagem. Use óleo lubrificante de lâminas (vendido em bisnaga), apenas três gotas na frente e mais três atrás são suficientes.

Nunca guarde uma lâmina sem antes lubrificar com óleo para lâminas, seu corpo e local de encontro das duas peças cortantes, isso serve para evitar a corrosão do material.

Como há risco do óleo escorregar para dentro do motor e danificar o equipamento, você deve armazenar a lâmina fora da máquina de tosa.

Conservação

Guarde a lâmina desencaixada da máquina em um pote fechado para evitar a evaporação do óleo e consequentemente à ferrugem.

Por causa do atrito entre o cortante e a lâmina (parte superior e inferior), essas partes tendem a aquecer. Quando notar que esquentou, você pode usar um resfriador de lâminas. *Lembre-se de retirar a lâmina da máquina, para realizar este procedimento.

A lâmina mal alinhada não corta de forma eficaz e pode ser prejudicial para a saúde e estética do pelo. Você deve alinhá-la corretamente antes de usar.

 Higienização

É recomendável que, entre uma tosa e outra, você use um spray desinfetante de lâminas para evitar a infestação de vírus, bactérias ou parasitas em outros animais.

Por que devo utilizar o limpador de lâmina de tosa

Desenvolvido para retirar qualquer resíduo de gordura, óleos e pelos presos no interior das lâminas, o limpador de lâminas não danifica o produto e ainda contribui com a sua limpeza embora não seja recomendado que deixe as lâminas na solução por longas horas, já que elas podem comprometer a sua qualidade e durabilidade.

O limpador de lâminas é reaproveitável! Basta coar a solução usada e acondicionar em um recipiente com tampa. Você só deve trocar o material se apresentar impurezas mesmo depois de coado.

Onde comprar lâminas de tosa e produtos para limpeza e conservação?

Distribuidora autorizada da marca Oster™ desde 1994, nós da Elantrade fornecemos equipamentos profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional.

Aceitamos pagamentos à vista, ou em 10x sem tarifa no cartão. Dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Acesse nosso site e confira!

Voltar ao topo