Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

Tosa para cavalos: porquê fazer e quais os tipos mais comuns

Tosa para cavalos: porquê fazer e quais os tipos mais comuns

Muito se fala sobre a tosa em animais domésticos, como cães e gatos, mas não necessariamente os domesticados. Porém, para eles também é importante adotar essa prática até mesmo por questões de saúde.

A tosa periódica auxilia a evitar fungos e bactérias na pele do animal, além disso nos casos de animais que ficam expostos ao tempo o pêlo mais curto é um importante aliado para garantir a higiene do animal.

No texto de hoje, vamos te apresentar a tosa para cavalos e como ela pode ser feita.

Por que tosar cavalos?

A tosa dos cavalos é feita principalmente nos períodos de inverno e entre aqueles que realizam mais atividades físicas, já que o suor nos pêlos mais longos, além de demorar mais a secar, também diminui a temperatura corporal. Como consequência disso, temos aumento nos casos de gripe e de problemas de pele nos momentos mais frios do ano.

Como realizar a tosa em cavalos?

A tosa dos cavalos deve ser feita em partes, não só para diminuir o estresse do animal, mas também para garantir a segurança do tosador que começa avaliando bem próximo a linguagem do animal para aos poucos ir avançando.

A ordem mais indicada é escápula, pescoço, peito, tórax, axilas, posteriores, pernas, cabeça e face. Assim o tosador começa o processo e ganha a confiança no animal em áreas que fica mais difícil ocorrer um acidente, como coices ou mordidas.

Apesar de ser um processo longo é importante que ele seja feito de maneira tranquila para que não cause um estresse no animal e o resultado fique da forma esperada.

Tipos de tosa mais comuns em cavalos

A tosa em cavalos é dividida em algumas partes: dorso, crina e rabo. No dorso do animal, em geral, os pêlos são apenas aparados para evitar o surgimento de fungos e bactérias e algumas pessoas optam pela tosa artística em que são desenhados padrões no animal. Assim como no dorso, o rabo também é uma tosa mais simples, já que o animal utiliza ele para espantar mosquitos e, assim, evitar doenças.

Já quando o assunto são as crinas, existem 6 tipos de tosa que são as mais comuns nos cavalos:

  • Toso reto

Corte mais baixo, cerca de 1 cm, e que acompanha a curvatura do pescoço do animal. É uma boa opção para quando o cavalo for carregar objetos ou realizar atividades físicas de alta intensidade. Assim são evitados acidentes de enrolar materiais nas crinas do animal.

  • Toso de cogotilho

Esse corte ele é feito quase como um degradê no começo e no fim tem entre 1 e 2 cm, enquanto no meio tem até 4 cm. Assim como no modelo anterior, por ser um corte curto, também é indicado para atividades de alta intensidade e transporte de carga.

  • Ponta de lança

Faz um desenho que lembra uma ponta de lança, foi assim que esse modelo de tosa ganhou o nome. Quanto ao formato é bem próximo a uma letra s.

  • Capucho

Neste caso, é feito um curto rente do início até quase a base da crina. Na parte final é deixado fios mais longos, assim quem estiver montado pode segurar ali caso esteja sem equipamento de montaria ou aconteça algo com a rédea.

  • Topete

Esse também é um corte bem rente, a diferença dele para os demais é que na parte de cima do cabelo, a franja do cavalo também é aparada bem curta para dar essa sensação de topete. Apesar de ser um corte curto, não é indicado para atividades de alta intensidade, já que alguns animais se sentem incomodados com os pêlos próximos aos olhos.

  • Tesourinha

Esse tipo de tosa tem mais fins estéticos do que práticos. É um corte rente com os demais, porém o movimento feito no momento do corte produz alguns bicos levantados a partir dos repicados realizados.

Equipamentos necessários

O tipo de equipamento vai variar de acordo com a parte do animal e o tipo de tosa que será realizado. Mas em geral é necessário ter tesouras, principalmente a do tipo martelo, aparadores de pelo.

Independentemente de qual tosa você escolher, a ElanTrade tem o equipamento ideal com as melhores condições de pagamentos. A empresa está no mercado desde 1994 e é autorizada pela Osten.

Voltar ao topo