Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

Conheça tudo sobre a raça Cobberdog, o verdadeiro Labradoodle!

Conheça tudo sobre a raça Cobberdog, o verdadeiro Labradoodle!

Cobberdog Australiano ou Labradoodle? Considerados excelentes cães de companhia e de assistência, a história por trás do surgimento desta raça revela muito sobre o seu temperamento e suas características em geral. 

 

Amigável, inteligente e sociável, o Cobberdog Australiano é um ótimo companheiros para idosos e pessoas com necessidades especiais. A raça é a mistura de Labrador Retriever com Poodle, que resultou em cães com pelos hipoalergênicos e de comportamento calmo e divertido. 

O primeiro Labradoodle, como a raça é popularmente conhecida, foi criado pelo adestrador de cães australiano Wally Conron, em 1988. Na época, Conron trabalhava em uma associação para pessoas cegas em um programa de criação e adestramento de cães-guias quando recebeu um pedido especial: um cão-guia com pelos hipoalergênicos. 

A senhora cega morava com seu marido que sofria de uma grave alergia a pelo de animal. Para atender a esse pedido tão inusitado, o adestrador começou a trabalhar com Poodles, por possuírem um pelo fofinho e que não cai, reduzindo as reações alérgicas, contudo, não obteve sucesso. Então ele decidiu unir as duas raças, criando assim um animal híbrido que nomeou de Labradoodle. 

Em pouco tempo, o Labradoodle tornou-se famoso e muitos criadores passaram a criar a “raça” sem critério, gerando cães de temperamento agressivo e características físicas variadas. Essa falta de padrão, foi o motivo pelo qual o Labradoodle não foi reconhecido como raça. 

 

Cobberdog vs. Labradoodle: conheça a história de como surgiu a raça

 

Os cães criados por Wally Conron eram estáveis e vinham de uma boa linhagem, em suas próprias palavras “eles eram brilhantes”. Eles não tinham nenhum problema de comportamento, eram inteligentes, dóceis e fáceis de treinar. O problema mesmo foi sua popularidade.

Os criadores começaram a misturar outras raças, não consideravam possíveis problemas hereditários de saúde, tampouco realizavam testes para verificar se a pelagem dos animais era mesmo hipoalergênica. Deste modo, aos poucos a raça ganhou uma fama ruim, já que os cães apresentavam um comportamento agressivo e tinham dificuldades para aprender comandos simples.  

O Cobberdog Australiano é o Labradoodle de raça pura! A verdade é que um cão com pedigree precisa ter algumas características constantes e como não há consenso entre os criadores de Labradoodles, fica difícil prever como será um cãozinho desta raça. 

Contudo, anos depois, a criadora Mellodie Wooley se inspirou no sucesso e padrões de Conron e obteve ótimos resultados. Junto com sua mãe Beverly Manners, Wooley reformulou o conceito original da raça, criando um programa de criação com novos critérios e um nome diferente: Cobberdog Australiano.

Diferente do Labradoodle, o Cobberdog tem um pedigree reconhecido pela MDBA Australiana (Master Dog Breeders and Associates), desde 2012. Além disso, ele possui sua própria sequência de DNA estável, responsável por manter suas características geração após geração. Podemos dizer que o Cobberdog é exatamente o que o Labradoodle deveria ser, um cão hipoalergênico com potencial para realizar trabalhos de terapia e assistência. 

 

Como reconhecer um Cobberdog Australiano? Características físicas e comportamentos

 

Temperamento

Brincalhões, simpáticos e de poucos latidos, o Cobberdog Australiano é o cão ideal para famílias que buscam um companheiro que seja carinhoso e amigável com crianças e idosos. Já a sua facilidade em aprender truques novos, inteligência e agilidade excepcionais, tornam a raça perfeita para trabalhar oferecendo assistência às pessoas, como cães-guias, por exemplo. 

Sensível a emoções humanas e de natureza respeitosa e pouco imponente, o Cobberdog consegue ajudar pessoas com deficiência física e dificuldade de interação. A verdade é que ele ama pessoas, sendo até amigáveis com estranhos. Adora passear, estar junto e brincar, contudo, sabe se divertir sozinho, seja olhando pela janela ou se entretendo com seus brinquedos. 

A raça é amigável com outros animais, coabitando perfeitamente bem com gatos, pássaros e roedores em diferentes ambientes. Por isso, é considerada uma das raças mais versáteis, já que se adapta bem a qualquer lugar onde mora, seja na cidade ou no campo. Todavia, ele precisa de doses diárias de passeios e brincadeiras para manter-se sempre saudável e disposto. 

 

Cores e tamanhos

Caso esteja pensando em adquirir um Cobberdog, saiba que ele possui 4 opções de tamanhos, 2 tipos de pelagem e muitas cores e variações de tons, o que torna cada cãozinho único. 

Com o mesmo temperamento e um equilíbrio geral de simetria, o Cobberdog pode ser encontrado em diferentes versões de tamanho, que não variam com o sexo, tais como:

  • Miniatura: de 35cm a 41cm | 7-10Kg.
  • Médio: de 41cm a 47cm | 10-16Kg.
  • Grande: de 47cm a 56cm | 16-22Kg.
  • Extra Grande: de 56cm a 68cm | 22-40Kg. 

Quanto à pelagem, é possível encontrar pelos ondulados e com cachos mais definidos em cores sólidas e sombreadas, que apresentam vários tons da mesma cor, como pode ver logo abaixo:

Tabela de cores da pelagem do Cobberdog Australiano
Fonte: CobberdogKing

Cães hipoalergênicos

Hipoalergênica, a pelagem de um Cobberdog não cai ou muda com o tempo. Isso significa que não gera partículas alergênicas e sua pele quase nunca descasca. É por isso que a raça não provoca reação alérgica na maioria das pessoas com alergia a cães. 

Macia e brilhante, sua pelagem é agradável ao toque e necessita de cuidados diários simples.  No entanto, mesmo que lentamente, seus pelos nunca param de crescer, razão pela qual é preciso realizar tosas higiênicas para manter a pelagem sempre saudável e desembaraçada. Além disso, quando molhada seca facilmente e não produz odor. 

 

Rotinas de higiene, cuidados e suas tosas

Donos de Cobberdog australianos podem escolher entre deixar o pelo comprido ou curto, contudo, as tosa higiênicas são altamente recomendadas, isso porque ajudam a evitar nós e emaranhados. O ideal é tosar a cada 30-45 dias, desta forma irá manter a pelagem sempre arrumada, hidratada e com brilho. Outra dica, é escovar os pelos diariamente, ou em dias alternados. 

É importante ressaltar que a tosa deve ser realizada por um profissional, que usará de técnicas específicas e equipamentos de tosa profissionais para conferir ao animal um corte que combine com a sua personalidade, sem comprometer a saúde dos pelos. Desde modo, é importante que o corte realce seus olhos, destacando seu comportamento dócil e amigável. 

 

Agora que você já conhece tudo sobre a raça Cobberdog Australiano, que tal conferir alguns equipamentos de tosa profissionais? Distribuidores autorizados da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Confira em nosso site!

Voltar ao topo