Se você já tem um cão da raça Cocker Spaniel Inglês ou pretende ter, esse artigo é perfeito para você! Conheça suas características mais marcantes e saiba quais os cuidados essenciais, além de dicas de higiene e tosa.
Familiares e energéticos, os cães da raça Cocker Spaniel Inglês são excelentes companheiros e amigos das crianças. Eles são dóceis e adoram correr e brincar, mas quando presos e isolados podem ser verdadeiros destruidores. Por isso, realizar atividades físicas é tão importante para a saúde física e mental desses pequenos aventureiros.
Apesar de inteligentes, é preciso muita dedicação, agrados e palavras calmas para chamar sua atenção e lhe ensinar alguns comandos. Essa raça possui uma expectativa de vida relativamente alta para um cão, algo em torno de 12 a 14 anos, com altura entre 38-43 cm.
Quanto aos cuidados, o cocker spaniel inglês demanda uma atenção especial do seu tutor. Necessita de banhos semanais, bem como tosas periódicas para manter a pelagem brilhante, sedosa e livre de nós. Essa raça tem maior disposição a desenvolver otites, infecções e inflamações no ouvido, que causam muita dor e desconforto para o animal.
Hoje vamos conhecer mais sobre essa raça incrível e aprender sobre cuidados básicos de saúde, higiene e tosa. Bora saber como cuidar bem do seu cãozinho? Siga com a leitura…
Origem da raça e curiosidades
Você sabia que a cadela de “A Dama e o Vagabundo” é na verdade um cão da raça Cocker Spaniel Americano? O fato é que antigamente, o cocker spaniel inglês e o cocker spaniel americano eram considerados uma única raça. Somente em 1946 foram reconhecidas suas diferenças físicas e de comportamento.
No Brasil, e em toda a América Latina, o cocker spaniel inglês é mais popular. Contudo, a raça surgiu no século XIX, na Grã-Bretanha, sendo muito usada para caça de aves típicas da região. Dentre as diferenças mais peculiares entre o inglês e o americano, podemos ressaltar o seu tamanho, formato do focinho e o comprimento e tipo de pelagem.
Como é a pelagem do Cocker Spaniel Inglês?
A pelagem do cocker spaniel inglês é longa e lisa, principalmente nas orelhas e barriga. Inclusive, quando realizada a tosa, normalmente na parte de baixo da barriga se deixa uma espécie de “saia”. O ideal é usar equipamentos de tosa profissionais, como as máquinas de tosa da Oster™ , em que é possível trabalhar com diferentes tipos e tamanhos de lâminas, além de pentes adaptadores.
Apesar de não perderem muito pelo, os cachorros desta raça precisam ser escovados diariamente para evitar a formação de nós e o acúmulo de pó e sujeira.
Outra característica do cocker spaniel inglês é a variedade de cores da pelagem, 18 ao todo. Segundo o American Kennel Club (AKC), a raça aceita cães com pelagem em cores sólidas de preto, vermelho, dourado, chocolate e castanho, com possível variação de tons e marcas (manchas, por exemplo). Nesses casos, o branco pode aparecer na barriga e na região do peito, porém, não é aceitável nas patas.
Também há exemplares parti-colored: mistura de duas ou mais cores. Já nesse caso, o branco pode aparecer combinado com preto, chocolate e variações de vermelho. Se houverem marcações, estas devem ser bem definidas e distribuídas de forma uniforme.
Saúde e cuidados essenciais
Apesar de ter pelos longos, o cocker spaniel inglês é resistente ao calor tanto quanto ao frio, deste modo, aceita bem tosas higiênicas (na tesoura ou na máquina).
Durante o banho, é fundamental que o cuidador dê uma atenção especial às orelhas. Por terem orelhas grandes e caídas, muitos cães desta raça sofrem de infecções e inflamações nos ouvidos, tal incômodo, além de alterar o temperamento do animal deixando-o mais irritado, pode desencadear um problema ainda mais sério com o passar dos anos, levando-o à surdez.
Para prevenir otites, uma dica é realizar a limpeza com soluções adequadas, como: solução para limpar orelhas ou pó para limpeza de orelhas. Além do mais, para evitar o acúmulo de sujeira e parasitas, inspecione as orelhas do seu cocker spaniel inglês com frequência e as deixe viradas para arejar, por alguns minutos todos os dias.
Outro problema de saúde comum da raça é a displasia de cotovelo e a ruptura de patela (deslocamento do joelho). Para garantir que o seu pet viva com mais saúde e evite tais doenças, caminhas diárias são super recomendadas!
*Para maiores esclarecimentos sobre o uso de produtos e cuidados essenciais, consulte o veterinário do seu cãozinho.
Como é feita a tosa do Cocker Spaniel Inglês?
Para cães dessa raça, que possuem pelos longos e lisos, há dois tipos de tosa: pulling, que não utiliza tesoura ou máquina de tosa; e a tosa higiênica, que faz uso de equipamentos profissionais. Ambas mantêm as características naturais da pelagem.
O pulling é uma técnica que consiste em “puxar” os pelos soltos. O profissional pode usar os dedos para retirar os pelos, assim como um pente de stripping. Apesar de parecer simples, sua execução requer um profissional formado e experiente na técnica. A vantagem é que os cachorros ficam mais calmos e confortáveis, já que não se usa equipamentos que fazem barulho.
Com o objetivo de diminuir o volume da pelagem, na tosa higiênica o tosador pode usar tanto tesoura quanto máquinas de tosa profissionais. A linha Oster™ dispõe de equipamentos de alta tecnologia, com baixos níveis de ruído e maior precisão de corte. Com os pentes adaptadores é mais fácil tosar áreas sensíveis, como patas, barriga, região dos olhos, orelhas e genitais, conferindo agilidade e segurança à tosa.
Agora que você já sabe como cuidar do seu cocker spaniel inglês, que tal conhecer nossa linha de produtos profissionais para banho e tosa? Distribuidores autorizados da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Confira em nosso site!