Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

como-abrir-um-banho-e-tosa

Como abrir um banho e tosa? Equipamentos essenciais e dicas valiosas

Um segmento vantajoso e com grandes possibilidades de sucesso, que necessita de investimento em profissionalização e equipamentos. 

 

Você sabia que banho e tosa é um dos negócios mais fáceis de abrir? Em constante expansão, os cuidados com os pets movimentam um grande mercado, e para quem deseja atuar no segmento o investimento inicial pode ser baixo. — Hoje vamos falar sobre como abrir um banho e tosa, apresentando dicas importantes para evitar erros de principiantes e os equipamentos básicos para começar com tranquilidade e profissionalismo. 

 

Mercado Pet no Brasil

Os donos de pet estão mais cuidadosos e responsáveis com seus bichinhos, aderindo aos serviços de higiene e saúde. Em 2019, o Mercado Pet Brasileiro faturou R$ 22,3 Bilhões, ocupando a 4º posição no ranking mundial. Deste total, 8,5% pertence somente à divisão PET CARE, saindo na frente de PET FOOD que registrou 8,4%. (Abinpet, 2020). 

Abinpet-mercado-pet

Com isso, podemos endossar o quão vantajoso pode ser abrir um banho e tosa, contudo, é preciso considerar algumas questões e acertar na escolha dos equipamentos. Investir na educação profissional do tosador, definir os serviços e propostas a serem ofertados, assim como evitar dar grandes passos logo no início. 

 

Como abrir um banho e tosa: 5 dicas de sucesso!

Muito mais que montar um espaço e esperar pelos clientes, abrir um banho e tosa requer conhecimento na área, equipamentos de qualidade e muita calma! Afinal, você não vai querer dar um passo maior que a perna, não é mesmo?! Pensando nisso tudo, selecionamos 5 dicas valiosas para quem deseja ingressar em um dos mercados mais fofos e rentáveis dos últimos tempos. Rola a tela e confira:

 

01. Comece na medida certa!

Não comece muito grande. Considero essa a dica mais importante para quem deseja entrar no mercado de banho e tosa. É comum ver tosquiadores iniciantes comprarem tudo em dobro, sendo que o ideal é montar uma estação de trabalho que seja adequada, e depois ir crescendo conforme a demanda. Também é importante não começar muito pequeno, porque será difícil manter serviços de qualidade e sustentar o negócio a longo prazo. 

Contudo, vale dizer que a estratégia é saber investir! Por exemplo, se economizar na compra dos equipamentos, provavelmente não conseguirá executar um trabalho ágil e com qualidade. Sendo assim, dificilmente irá fidelizar seus clientes, e terá que investir alto na aquisição de novos para manter seu negócio funcionando. O segredo é sempre buscar pelo melhor custo-benefício. 

 

02. Fuja do amadorismo, realize cursos profissionalizantes

Como qualquer outra área, é preciso preparo e qualificações para entrar no mercado de banho e tosa, principalmente se for assumir a posição de tosador. Por mais que este não seja um requisito, é preciso ser responsável, afinal estamos lidando com nossos pequenos amigos.

Ser um tosador profissional envolve uma série de conhecimentos, que vão muito além de aparar pelos e realizar lavagens adequadas. O profissional precisa conhecer as diferentes raças e suas variações de pelos, estudar técnicas e estilos de cortes, principalmente se pretende trabalhar com animais para concursos e exposições. 

Também há várias opções de equipamentos e máquinas de tosa, cada um com uma funcionalidade específica, que somente alguém estudado saberá como preparar e manusear, assim como realizar a limpeza e conservação adequadas. Tudo isso, para garantir um serviço seguro e de qualidade.

 

03. Escolha um bom ponto

A localização do estabelecimento é um dos quesitos para se abrir um banho e tosa de sucesso. Este deve ser de fácil acesso e ter uma boa visibilidade, se puder ter uma recepção e estacionamento é ainda melhor. Desta forma, conseguirá atrair clientes motorizados e que gostam de acompanhar o banho do seu bichinho.

Atenção, seu estabelecimento precisa estar em acordo com as diretrizes da Vigilância Sanitária, assim como ser suficientemente grande para receber animais de pequeno a grande porte. Secador, gaiolas, guias para mesa, tesouras, escovas, pentes, máquinas de tosa são alguns dos equipamentos indispensáveis para começar. Confira mais sobre eles no próximo item. 

 

04. Invista nos equipamentos certos

Quando for escolher os equipamentos, considere a variedade de raças, espécies e portes que irá atender. É imprescindível que trabalhe com equipamentos para uso profissional, principalmente se tratando da máquina de tosa, tesouras, pentes e lâminas para tosa. Grandes marcas como a Oster™ oferecem inúmeras opções de materiais, atendendo em sua amplitude as necessidades do mercado. 

Você vai precisar de gaiolas para separar os animais, de uma boa mesa de tosa com girafa para sustentar os pets com praticidade e segurança, cortador de unhas, pinça para a limpeza dos ouvidos, tanque para banho, soprador, escovas e pentes para desembaraçar o pelo, assim como tesouras, ao menos duas boas e versáteis máquinas de tosa, lâminas e pentes aparadores para tosa.

Quem usa os equipamentos certos consegue evitar filas longas, reduzindo o tempo da tosa sem comprometer a qualidade. Comece com o básico, e com o passar do tempo saberá no que investir para ampliar seu negócio. 

Outra dica é nem pensar em comprar uma máquina doméstica, compre uma máquina profissional! Investir em acessórios também é importante, como em pentes aparadores que possibilitam diferentes estilos de cortes, além de acabamentos perfeitos. O mesmo vale para as lâminas e as tesouras. Acredite, você não vai querer economizar nesses equipamentos. 

Por fim, o soprador de ar é outro acessório que vale muito a pena ter. Ele aumenta a produtividade, já que o tosador vai precisar de menos toalhas e tempo para secar o cãozinho antes de partir para o secador. 

 

05. Defina a cartela de serviços

No segmento de banho e tosa há variações de serviços que devem ser considerados. Você pretende fazer tosa em gatos, ou apenas em cachorros? Quer se especializar em tosas para competições ou em alguma raça específica? Ou quem sabe focar apenas em tosas higiênicas? Seja qual for o seu nicho, é preciso tê-lo bem claro antes de pensar em abrir um negócio de banho e tosa. Desta forma, saberá quais equipamentos comprar e quais especializações deve realizar. 

Banho e tosa costuma ser uma boa área para investir, porque as demandas são recorrentes e em todos os períodos do ano, principalmente se oferecer tosa higiênica. O segredo para conquistar esse público é demonstrar carinho e dedicação com seus animais. ❤️

 

Agora que você já sabe como abrir um banho e tosa, que tal conhecer alguns equipamentos de tosa profissionais? Distribuidores autorizados da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Confira em nosso site!

Voltar ao topo