Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

limpar as orelhas do seu cachorro

Como limpar as orelhas do seu cachorro? Dicas práticas e produtos essenciais!

Para manter as orelhas do seu amigo sempre saudáveis é preciso seguir alguns passos simples e usar os produtos corretos. Desta forma irá tornar o momento agradável e evitar o desenvolvimento de doenças e inflamações. 

 

Com que frequência você costuma limpar as orelhas do seu cachorro? Assim como as nossas, as orelhas dos pets são sensíveis, e estão sujeitas a desenvolver doenças e inflamações quando não recebem o cuidado adequado, causando dores e desconforto ao animal. 

Se você não tem o hábito de limpar as orelhas do seu cachorro, saiba que há sinais que seu cão dá quando sente incômodo nesta região. Por exemplo, balançar muito a cabeça, coçar as orelhas repetidamente e chorar enquanto coça ou quando você toca no local. Além disso, é essencial ficar atento a feridas internas ou externas, odor forte, perda auditiva e até problemas neurológicos.

Contudo, para manter as orelhas do seu amigo saudáveis, basta tomar alguns cuidados, como evitar que o ouvido fique molhado ou úmido do banho, principalmente se seu animal tiver orelhas grandes e caídas. Além disso, que tal introduzir a limpeza dos ouvidos ao ritual do banho? 

Seja como for, para evitar que seu cachorro sofra ou venha a desenvolver um problema sério, vale a pena aprender o modo certo de limpar suas orelhas. Afinal, não basta passar um algodão rapidamente, é preciso usar produtos adequados e tomar certos cuidados. No texto de hoje vamos contar tudo sobre como limpar as orelhas do seu cachorro. Rola a tela e confira!

 

Como cuidar das orelhas do seu cachorro em 2 passos simples

Cachorros com orelhas eretas precisam de limpezas menos frequentes, contudo, os cães com orelhas caídas e orelhões precisam de atenção redobrada. Bem, vamos à prática! Para limpar as orelhas do seu cachorro você vai precisar de bolas de algodão ou compressas de gaze, limpador de ouvido (dê preferências aos produtos de uso profissional, porque fórmulas caseiras podem causar irritação), pinça para limpeza de ouvidos e guloseimas, afinal, você vai precisar recompensá-lo no final. 

Atenção: Em hipótese alguma, use hastes flexíveis. Os cachorros costumam não gostar deste cuidado e mexem muito a cabeça durante a limpeza, ou seja, se usar cotonetes pode acabar ferindo a região interna do ouvido e até prejudicar o tímpano. 

Antes de limpar as orelhas do seu cachorro, certifique-se de não estarem infectadas. Se notar uma vermelhidão incomum e forte odor, assim como feridas, inchaço e excesso de sujeira você deve levá-lo ao veterinário. As inflamações podem ser causadas por bactérias e leveduras. Portanto, somente um médico veterinário saberá reconhecer a origem e prescrever o tratamento adequado.

 

Passo 01: Limpador de ouvido e o balanço da cabeça

Com o limpador de ouvido em mãos, adicione no canal auditivo do animal. Evite encostar a ponta do frasco na orelha e verifique as indicações de dosagem na embalagem. Depois, massageie a base da orelha com as mãos. Você deve ouvir um rangido conforme o limpador de ouvido atinge cada região da orelha. 

É provável que seu pet queira balançar a cabeça depois disso. Para evitar que ele se estresse ou pegue trauma desse momento de cuidado, você deve respeitar o tempo dele e deixar que se acostume com o limpador de ouvido. Ah, sempre falamos disso por aqui, mas vale a pena reforçar. É importante conversar com seu amigo e dizer tudo que irá fazer, mantenha a voz calma e acolhedora e acaricie o seu pelo, isso irá deixá-lo mais tranquilo.

 

Passo 02: Removendo a sujeira e recompensando meu pet

Agora, use a pinça para limpeza de orelhas para segurar a bola de algodão ou a gaze e limpe o ouvido. Remova a sujeira até que o algodão saia limpo. Caso perceba uma quantidade excessiva de secreção, observe seu cão nos próximos dias. Se o notar incomodado, com dor ou qualquer outro sintoma já descrito aqui, o melhor é levá-lo ao veterinário, pois pode ser caso de infecção. Por fim, recomenda-se que o recompense ao final da limpeza, desta forma, irá tornar essa prática mais fácil para os dois. 

 

Posso remover os pelos da orelha do meu cachorro?

As opiniões são controversas a respeito disso. Por um lado, há veterinários que recomendam a prática com a alegação de que possibilita maior circulação do ar pela orelha, evitando a formação de infecções. Contudo, há profissionais que defendem que o arrancar dos pelos provoca traumas e aumenta o risco de reações inflamatórias, visto que causa um desequilíbrio no sistema de formação e eliminação normal de cera. 

Mesmo que seu cachorro tenha muitos pelos na orelha, como é comum em Poodles e Shih Tzus, o melhor é apenas aparar. Caso escolha arrancar os pelos do ouvido e ele venha a desenvolver qualquer sintoma de infecção, consulte um veterinário e experimente fazer diferente na próxima vez. 

 

Agora que você já sabe como limpar as orelhas do seu cachorro corretamente, que tal conferir alguns limpadores de orelha de uso profissional? Distribuidores autorizados da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Confira em nosso site!

Voltar ao topo