Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

cão corgi

Cão Corgi: conheça a raça, suas variações, personalidade e saúde!

Contagiante e muito dócil, o Welsh Corgi ficou famoso no mundo por ser a raça favorita da rainha Elizabeth II. Com características únicas, este cão é perfeito para apartamento e fácil de cuidar. 

 

Alegres, inteligentes e muito ativos, os cães da raça Welsh Corgi são famosos pela sua estatura baixa e orelhas pontudas. Perfeitos para apartamentos, são carinhosos e companheiros, mas sem ser dependente do dono. Além do mais, o Corgi socializa bem com crianças e outros animais. 

 

Origem da raça e suas variações

Com mais de 1000 anos, o Welsh Corgi é tido como o cão de pastoreio mais antigo. Antes de mais nada, a raça se divide em Welsh Corgi Pembroke, original do País de Gales, e Welsh Corgi Cardigan, nativo das montanhas de Cardiganshire. Regiões repletas de fazendas, vales e gados. 

Tanto o Pembroke quanto o Cardigan são conhecidos por suas características físicas e comportamentais peculiares. Chamado de “cão anão” ou “cão de trabalho”, o Corgi é ótimo para guiar rebanhos, monitorar fazendas e afastar animais selvagens. Isso porque, sua técnica consistia em mordiscar as patas do gado para fazê-lo andar, estilo este que perdura até hoje. 

Até 1925, o Pembroke e o Cardigan eram tidos como uma única raça. Contudo, no ano seguinte, um clube foi criado para o Cardigan, motivando os clubes Kennel Clube Inglês e Americano a reconhecerem os dois como raças distintas (1934). 

Porém, o Welsh Corgi Pembroke ficou popular quando o rei George VI decidiu presentear suas filhas, Elizabeth e Margaret, com um filhote da raça (1933). Depois disso, vários cães da raça tiveram o Palácio de Buckingham como lar. Já o Welsh Corgi Cardigan, ficou famoso nos Estados Unidos quando Robert Bole o levou para Boston, em Massachusetts. 

 

Características físicas e comportamentais do Corgi

 

Condição Física

Apesar de muito parecidos fisicamente, há detalhes do Corgi Cardigan e Corgi Pembroke que os fazem peculiares. Por exemplo, enquanto o Cardigan tem uma cauda longa, o Pembroke tem um rabinho bem  curto. 

A cor dos pelos também os diferenciam. A pelagem do Cardigan pode ser azul merle, tigrado, vermelho, sable, tricolor com pontos tigrado e tricolor com pontos avermelhados. Por outro lado, o Pembroke pode ter o pelo vermelho, sable (zibelina), fulvo, preto e castanho, com ou sem manchas brancas.  

Entretanto, tanto o Welsh Corgi Pembroke quanto o Welsh Corgi Cardigan compartilham as características físicas mais marcantes da raça. Além de serem cães de baixa estatura, esses animais possuem patas curtas, dorso extenso e robusto. Muitas vezes, graças a sua estatura pequena e orelhas sempre apontadas para cima, são comparados às raposas. 

Corgi Fêmea

Altura: 0,2 – 0,33m 

Peso: 11kg

Corgi Macho

Altura: 0,2 – 0,33m 

Peso: 12kg

 

Personalidade

O cão Corgi é muito ágil e inteligente, possuindo mente e corpo bem ativos. Apesar de ser altamente adaptável a lugares pequenos, o Corgi necessita de exercícios físicos diários para ter boa saúde. Dedicado ao seu dono, essa raça é muito leal e companheira. Divertido e carinhoso, se dá bem com crianças, mas pode ser reservado com estranhos e outros animais.

Um traço marcante da sua personalidade é a independência. Apesar de estar sempre disposto a agradar e fazer companhia, ele gosta de ter seus momentos de tranquilidade. Costuma latir bastante e mordiscar calcanhares para chamar a atenção. Contudo, se adestrado esse comportamento tende a ser controlado. 

 

Saúde, higiene e cuidados

 

Saúde

Com uma expectativa de vida alta, o Welsh Corgi vive em média 14 anos. Todavia, devido a sua consanguinidade de raça pura, pode desenvolver algumas doenças genéticas:

  • Mielopatia degenerativa: ataca a medula espinhal do cão, levando-o a perda gradativa dos movimentos, até a paralisia das patas traseiras. Mais comum em machos. 
  • Doenças oculares: atrofia progressiva da retina e luxação das lentes intra-oculares. 
  • Epilepsia: distúrbio neurológico que causa crises convulsivas, gerando espasmos, contrações musculares e perda de consciência. 
  • Doença de Von Willebrand: patologia que causa sangramento excessivo em ferimentos, decorrente do baixo nível de proteína no sangue. 

Além disso, os cães da raça tem tendência a desenvolver surdez e a engordar. Sendo assim, é essencial fazer um acompanhamento médico periódico. 

 

Higiene e Cuidados 

Manter uma rotina de cuidados com a higiene, é fundamental para garantir a saúde e bem-estar de qualquer animal. No caso do Welsh Corgi Pembroke e Welsh Corgi Cardigan, sua pelagem dupla o protege de intempéries e sujeiras. Contudo, para mantê-la saudável e bonita, ela precisa de banhos quinzenais e uma boa escovada toda semana. 

Também é importante cortar as unhas do pet, principalmente se o piso da casa for muito liso.

O Corgi necessita de cuidados especiais com suas orelhas e ouvidos. Isso porque, caso haja vermelhidão ou secreção com cheiro ruim, pode ser sinal de infecção e deve ser tratada junto ao veterinário. Para evitar problemas, o ideal é higienizar suas orelhas semanalmente com produtos específicos. 

Por fim, para evitar a formação de tártaros e cáries, o tutor precisa escovar os dentes do Corgi. Com o tempo, ele irá se acostumar e a experiência será mais tranquila. 

 

Posso tosar meu Corgi?

Cães de pelagem dupla, como é o caso do Corgi, apresentam pelos longos ou curtos, ásperos ou lisos. Além disso, possuem uma camada densa isolante e fofa, e uma camada externa resistente às mudanças climáticas. Como os pelos estão sempre armados recomenda-se o uso de condicionador nas lavagens e tosas higiênicas regulares.

Por fim, você nunca deve raspar um cão de pelagem dupla! Isso pode danificar a composição natural do pelo e deixar o animal mais suscetível à doenças. Desta forma, recomenda-se tirar apenas o volume e o excesso de pelos das patas, genitais e barriga. Sendo essencial a atuação de um groomer experiente e o uso de equipamentos de tosa profissionais. 

 

Produtos para banho, tosa e outros cuidados

Quando o assunto é banho, dê preferência por shampoo próprio para cães de pelagem clara. Para deixar a pelagem mais macia, pode usar um pouco de condicionador nas áreas fofas. No entanto, deve-se evitar sua aplicação direto na pele (para não causar escamação), bem como o uso de óleos essenciais.

Já para a limpeza das orelhas e do ouvido, dê preferência a produtos específicos. Por último, use máquinas de tosa profissionais, assim como lâminas e pentes adaptadores. Para ver alguns equipamentos, clique aqui

 

Distribuidores autorizados da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega rápida e pontual para todo o Brasil.

Voltar ao topo