Whatsapp

Entre em Contato
pelo WHATSAPP

(19) 99692-6998

Como manter o cachorro tranquilo durante a tosa?

Como manter o cachorro tranquilo durante a tosa? Confira 5 técnicas essenciais!

Cachorros difíceis e inquietos também podem ser tosados! Com as técnicas certas você pode ganhar sua confiança e tornar o processo mais relaxante

 

Seja para aliviar o seu amigo das altas temperaturas ou simplesmente deixá-lo mais bonito, a tosa traz benefícios além dos estéticos, contribui com a sua saúde e conforto. Contudo, por vezes pode ser difícil fazer com que ele fique calmo durante a tosa, gerando estresse e traumas desnecessários, principalmente quando não estão acostumados. 

Banho, hidratação, tosa na máquina e na tesoura, escovação e desembaraçamento dos pelos, tingimento, limpeza de ouvido e corte de unhas. Com as técnicas certas e paciência, conseguirá oferecer todo o cuidado que seu animal necessita com qualidade e carinho. Para te ajudar com isso, hoje iremos apresentar algumas dicas para realizar uma tosa completa e livre de estresse. 

 

Princípios de uma tosa higiênica tranquila e de qualidade

 

Como os cachorros têm a audição apurada, é normal que fiquem agitados durante a tosa, por causa de ruídos desconhecidos emitidos pela tesoura e tosqueadeira. Para habituá-lo à tosa, antes deve familiarizá-lo com a escova, visto que a escovação é um dos princípios para um corte seguro e preciso. Para tanto, experimente conversar com ele durante a escovação. 

A segurança é também um fator decisivo. Se o cão não estiver confortável e seguro ao seu redor, dificilmente alcançará o resultado final que deseja. Sendo assim, é essencial garantir que as necessidades do seu melhor amigo sejam atendidas. Ele precisa confiar em você, se sentir relaxado e protegido. 

Também é possível que o cão esteja teimoso, relutante em obedecer. Isso pode ser um problema se houver uma fila de clientes esperando para serem limpos e tosados. Por isso, é tão importante conhecer técnicas que irão lhe ajudar a realizar seu trabalho com qualidade. Siga com a leitura e conheça 5 formas de tranquilizar o cachorro durante a tosa higiênica:

 

01. Deixe que ele conheça a máquina de tosa

 

O pet shop pode ser um ambiente estressante, especialmente se o animal nunca tiver ido antes. Para começar a construir um relacionamento de confiança com o cachorro é preciso que ele se sinta seguro, para isso, você deve manter uma postura firme, porém acolhedora. Converse enquanto estiver fazendo carinho. Sempre que for usar um equipamento, deixe que ele o veja e explique o que irá ser feito. Você deve sempre buscar tranquilizá-lo. 

Caso o animal seja problemático, haja normalmente e seja firme. Incentive-o a explorar os equipamentos e com calma e paciência traga-o para perto de você. É importante ressaltar que movimentos bruscos, impaciência na voz e nervosismos são facilmente percebidos pelos animais. Sendo assim, insistir nessa atitude só irá reforçar seu comportamento, deixando-o ainda mais difícil e inquieto. 

 

02. Recompensas e elogios são essenciais durante a tosa

 

Alguns cães podem ficar nervosos com a tosquiadeira e não reagirem bem a essa experiência. Nesses casos, os elogios e aperitivos podem ajudar a mantê-los mais calmos e próximos. Quando o cachorro permitir que você o escove, dê banho ou realize a tosa, recompense-o com elogios verbais, carinhos e guloseimas. Desta forma, seu cão fará a conexão entre permanecer calmo durante a tosa e ser recompensado. Com o passar do tempo, para ele cuidar da higiene e aparência será uma atividade prazerosa e não terá mais com o que se preocupar. 

 

03. Respeite o tempo do animal

 

Para conquistar a confiança é preciso demonstrar respeito. Caso sinta que a tosa esteja um pouco demais para ele, recue e permita que o espaço seja preservado. Essa atitude o deixará confortável com a sua presença, entenderá que não precisa se preocupar ou sentir medo, já que quando não for agradável para ele você irá perceber e será compreensível. 

Sendo assim, fique atento. Quando ele começar a se afastar, não ficar mais parado e evidentemente angustiado, pare! Converse e o tranquilize. Com o tempo, isso não será necessário, pois o cachorro irá se acostumar com o processo e com você.

 

04. Construa um ambiente relaxante, com música e sons familiares

 

Cães são suscetíveis a barulhos, por isso, muitas vezes ficam inquietos e nervosos em lugares novos. Se for este o caso, para acalmá-lo, peça aos donos que tragam algo que lhe seja familiar, como brinquedos, filmes e músicas relaxantes. Isso pode ser uma adição extremamente útil durante a tosa higiênica e demais cuidados. 

 

05. Caminhem, e deixe que ele curta a viagem

 

Para alguns cães andar de carro é potencialmente estressante. Caso o pet shop esteja próximo, que tal irem caminhando? Assim evitará que ele chegue no salão nervoso e pouco receptivo. Além disso, seu cão gastará energia e ficará cansado e, consequentemente, mais tranquilo. Contudo, se não puderem ir a pé, reserve um tempo para brincar e distraí-lo na sala de espera. 

 

Agora que você já sabe como introduzir a tosa higiênica na vida do seu animal, que tal conhecer algumas máquinas de tosa profissionais? Distribuidores autorizados da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade dispomos de excelentes condições de pagamento com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Confira em nosso site!  

Voltar ao topo