A tosa higiênica, assim como a tosa completa são essenciais para a saúde e bem-estar do cachorro. Ambas evitam a proliferação de bactérias, acúmulo de sujeiras e formação de nós.
Muito além de uma questão estética, a tosa quando realizada por um profissional e com os equipamentos corretos, traz benefícios para a saúde do cachorro. Seja a tosa higiênica ou a tosa completa, ambas proporcionam o cuidado necessário para o bem-estar e conforto do seu pet.
No texto de hoje, você vai entender a diferença entre esses dois tipos de tosa, conhecer mais sobre os seus benefícios e aplicação. Além da frequência, outro fator importante e que gera muitas dúvidas. Assim como, o uso adequado de equipamentos, como a máquina de tosa e a tesoura.
Siga a leitura e esclareça suas dúvidas! 👇🐶
Tosa higiênica, o que é e quando realizar?
Independentemente da raça, a tosa higiênica é super necessária em cães, em especial naqueles mais peludos. Isso porque ela promove a sensação de bem-estar e conforto, seja em dias quentes ou frios. Mas, o que vem a ser esse tipo de tosa? De quanto em quanto tempo é preciso fazê-la?
A tosa higiênica consiste em uma técnica, que visa aparar os pelos de regiões específicas do corpo, tais como: barriga, perianal e anal, almofada das patinhas, olhos e orelhas. Além disso, quando realizada por um profissional em pet shop, se for da preferência do dono, o serviço também inclui limpar os ouvidos e lixar as unhas.
Como dito, a tosa higiênica ajuda a manter a pelagem do cachorro limpa, de modo a promover sua saúde, uma vez que evita a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, também contribui com a sua estética, quando realizada por um tosador experiente, visto que irá manter as características naturais do pelo e deixar o corte mais uniforme.
Outro motivo que torna esse tipo de tosa tão importante, é a segurança. Isso porque, quando os pelos da região dos olhos ficam muito longos, podem comprometer a visão. Já os pelos debaixo das patas, dificultam o andar e faz com que o animal escorregue com mais facilidade.
A tosa higiênica é obrigatória? Em animais com pelagem longa, sim! Como é o caso de cães da raça Shih-Tzu, Schnauzer, Maltês, Poodle, Lhasa, Yorkshire e Collie, por exemplo. A ausência desse cuidado pode levar ao acúmulo de sujeira, a formação de nós e outros problemas.
Em raças de pelagem curta, no entanto, a tosa pode ser opcional. Contudo, é preciso manter uma rotina semanal de escovação do pelo e banhos periódicos.
Como os pelos crescem rápido, o ideal é que a tosa higiênica seja realizada todo mês. Contudo, é importante ressaltar que quanto maior o comprimento do pelo, maior deve ser a frequência da tosa para evitar a formação de nós, sujeiras em excesso, etc.
Tosa completa
Diferente da tosa higiênica que envolve o pelo de determinadas regiões, na tosa completa todo o corpo do animal é tosado. Esse tipo de tosa é mais recomendada para cães de pelagem longa. Contudo, mesmo assim, algumas raças não podem ser tosadas completamente, como é o caso do Chow-Chow. Sendo assim, o mais indicado é que consulte um médico veterinário.
Tosas que não acompanham as características do pelo ou são inadequadas, ao invés de contribuir para a saúde do animal, acabam por comprometê-la. Por isso, busque um tosador profissional, e certifique-se de que ele utiliza apenas equipamentos de qualidade.
A tosa completa compõe uma série de técnicas e estilos. As mais conhecidas são a tosa bebê, que deixa o animal com um aspecto fofo, e a tosa leão. Outros métodos, como a tosa da raça, que busca manter o estilo original do pet, são mais específicos e necessitam de profissionais experientes para serem realizados. A tosa completa respeita a direção do comprimento do pelo e, quando bem acabada, deixa o pet com uma aparência uniforme. Assim como a tosa higiênica, ela contribui para a saúde do animal, minimizando a proliferação de fungos e bactérias, além de evitar a formação de nós e o acúmulo de sujeira. A mesma pode ser realizada quando o pelo fica muito longo e difícil de escovar.
Equipamentos para tosa de uso profissional
No geral, qualquer tipo de tosa pode ser feita na máquina, contanto que o tosador utilize pentes adaptadores e lâminas adequadas. Já a tesoura costuma ser usada por alguns profissionais para áreas bem específicas, como olhos e orelhas, por exemplo. Contudo, isso não é uma regra, sendo perfeitamente possível usar apenas a máquina de tosa para acabamento.
Onde posso encontrar equipamentos profissionais para tosa higiênica e completa?
Distribuidora autorizada da marca Oster™ desde 1994, fornecemos equipamentos para tosas profissionais e acessórios para o cuidado de pequenos e grandes animais em território nacional. Na ElanTrade oferecemos excelentes condições de pagamento, com entrega rápida e pontual para todo o Brasil. Acesse nosso site e confira.